Nesta quinta-feira (2/9), a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Teutônia realizará audiência pública para debater políticas públicas para recuperação da mata ciliar do Rio Taquari e seus afluentes. Será apresentada a metodologia adotada para as propriedades ribeirinhas do Arroio Boa Vista. O encontro está agendado para as 14h, na Sociedade de Linha Pontes Filho.
Também será apresentado o Programa de Recuperação da Mata Ciliar do Rio Taquari e seus afluentes, que define regramentos previstos pelo Código Florestal nas áreas de proteção permanente. O evento é realizado em parceria com a Promotoria Regional de Meio Ambiente da Bacia Hidrográfica dos Rios Taquari e Antas.
As constantes ações da promotoria resultaram em um projeto em Teutônia, aprovado pelo Legislativo em junho. A Prefeitura e a Certel Energia vão auxiliar produtores rurais na recuperação das matas ciliares dos arroios Boa Vista e Posses. O objetivo é melhorar as áreas de preservação ambiental permanente de propriedades. O convênio será por 24 meses e a parceria poderá ser renovada por igual período.
A Certel fornecerá as espécies nativas até o limite de 14.761 mudas. A cooperativa transportará as plantas até as propriedades participantes, dará apoio técnico e apoiará as ações do projeto. O município indicará as áreas carentes de recuperação sustentável e apresentará as áreas em boas condições ecossistêmicas. Ainda acompanhará e dará assistência técnica junto com a Certel. Serão emitidos relatórios técnicos anuais para a Certel e para o Ministério Público.
O prefeito Celso Aloísio Forneck opina por ações pontuais no planeta e sugere cada um começar em seu meio. “A calamidade climática está próxima e fomos nós que levamos a isso”, lembra. O projeto já teve debates para recuperar as matas ciliares do Arroio Boa Vista e posteriormente o mesmo trabalho será feito no arroio Posses. Os trabalhos devem começar em poucos meses e todas as propriedades serão visitadas.
A proposta é recuperar a área lindeira do arroio, de 10 metros a 15 metros a partir do meio do leito. A distância dependerá da largura do arroio. “É necessário preservar. As espécies que serão plantadas serão nativas, preferencialmente frutíferas”, explica secretária do Meio Ambiente, Lídia Dhein.
Encontro em Bom Retiro
Na quarta-feira passada (25/8), a Promotoria Regional do Meio Ambiente reuniu lideranças municipais para debater o programa de recuperação sustentável da mata ciliar do Rio Taquari. A promotora Andrea Almeida Barros conduziu o encontro e ouviu relatos das ações e trabalhos de conscientização e de preservação já realizados. Os representantes dos cinco municípios também projetaram as atitudes futuras para a preservação da mata ciliar e do meio ambiente.
“A mata ciliar é muito importante para a biodiversidade do local e do Rio Taquari. Possibilita a manutenção e o desenvolvimento da fauna e flora nestas áreas”, ressaltou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Bom Retiro do Sul, William Faleiro.
A promotoria dará continuidade ao programa do corredor ecológico, visando à preservação das margens do rio Taquari nos municípios de Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Cruzeiro do Sul, Estrela e Lajeado.