Aluno de Imigrante se destaca em olimpíadas de Eficiência Energética e Ciências

993
Gabriel Fassini Dannebrock foi destaque em duas olimpíadas de conhecimentos específicos / Crédito da foto: Divulgação

No mês de agosto, os alunos do 8° e 9° ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Santo Antônio participaram da 1ª Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE), organizada pelas concessionárias de energia Coelba, Enel, RGE Sul e EDP, através do programa de eficiência energética regulado pela ANEEL.

A prova foi realizada na escola de forma online, em duas etapas diferentes. A iniciativa da participação foi das professoras Julia e Cátia, das disciplinas de Matemática e Ciências, que trabalharam de forma interdisciplinar.

Nesta olimpíada, a escola teve dois medalhistas de prata e seis medalhistas de bronze, sendo que estes foram classificados para participarem da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC). O evento técnico/científico organizado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação (MCTI). O programa surge de uma parceria entre Associação Brasileira de Química (ABQ), Departamento de História da Unicamp, Instituto Butantã (IB), Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e Sociedade Brasileira de Física (SBF). Nesta etapa, participam escolas públicas e privadas de todo o país.

Os principais objetivos do programa são despertar e estimular o interesse pelo estudo das ciências naturais, proporcionar desafios aos estudantes visando o aprimoramento de suas formações, contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

O aluno Gabriel Fassini Dannebrock, que conquistou medalha de prata na ONEE, conquistou também Menção Honrosa na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), mostrando que com estudo e dedicação é possível conquistar sonhos. “Fiquei feliz quando vi porque era uma coisa que eu não esperava, pois nunca tinha ouvido falar dessas olimpíadas, e, por isso, não tinha estudado nada. Mas isso é sempre um incentivo aos estudos. Para uma próxima vez, já estarei mais preparado e sempre estudando mais”, ressaltou.

A professora Julia Brune destaca que participar de olimpíadas de conhecimento é uma ótima forma de desafiar os estudantes e proporcionar novas experiências. “A partir delas, eles percebem que podem ir além e criam metas para alcançar objetivos e sonhos”, explica. Ressalta que Gabriel é um aluno que nunca aceitou apenas a resposta final, sempre buscando entender todo processo envolvido. “Esta criticidade é um grande diferencial para qualquer área. É muito gratificante acompanhar o desenvolvimento e crescimento pessoal do Gabriel que, apesar da pandemia, não deixou de estudar, se desafiar e correr atrás dos seus sonhos”, complementa.

A diretora Joice Brandt ressalta que a escola está orgulhosa com a conquista e que os professores estão sempre em busca de novos desafios para proporcionar aos estudantes diferentes oportunidades. Joice destaca que as Olimpíadas mostraram como o uso da tecnologia pode ser eficiente no processo de ensino-aprendizagem. “Utilizar diferentes ferramentas de ensino proporciona um aprendizado mais efetivo e produtivo e, com dedicação, Gabriel está aproveitando estas oportunidades”, finalizou.

- publicidade -