População de Teutônia faz filas extensas para garantir exames pelo SUS

Marcação ocorre somente no primeiro dia útil de cada mês e com cota limitada

3306
Fila inicia na porta do Laboratório Ouro Branco e segue... // Crédito: Carla Beckmann

Primeiro dia útil do mês e começa um novo ciclo para marcação de exames, as filas são longas diante dos laboratórios de Teutônia. Nesta quarta-feira (1º/12) a cena se repete. No Bairro Languiru, moradores estavam na fila desde às 3h da madrugada para conseguir marcar nos dois laboratórios próximos ao Hospital Ouro Branco. E alguns já sabem que não chegarão na vez, porque o número de fichas pelo SUS é limitado nos laboratórios credenciados pela Prefeitura de Teutônia.

Segundo os moradores ouvidos pela reportagem, a Secretaria Municipal de Saúde mudou o sistema de marcação de exames. “Antes, a Prefeitura marcava. Não sei porquê pararam”, disse um dos pacientes. Quando o exame é urgente, neste caso é possível encaminhar via prefeitura. No entanto, há uma cota mensal que limita o número de exames.

O Laboratório do Hospital Ouro Branco, na Rua Fernando Ferrari, abre às 6h e a fila contorna a Farmácia Languiru e segue pela Rua Santos Dumont. O Teutolab fica na mesma rua, inicia o atendimento às 6h30 e também há grande número de pessoas aguardando. Alguns optam por cadeiras para serem atendidos. No Laboratório Ouro Branco do Bairro Canabarro, na Rua Carlos Arnt, também havia fila para marcação de exames.

Laboratório Ouro Branco do Bairro Canabarro / Crédito: Paloma Griesang

Pacientes que chegaram às 3h precisaram aguardar pelo menos 3h para serem atendidos. Por volta das 5h50, a nossa reportagem foi ao local e verificou a situação.

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do médico Fábio Zorthea, realizou uma live no dia 23 de novembro, para explicar as mudanças ocorridas na marcação de exames.

- publicidade -