Certel projeta ampliação de redes elétricas subterrâneas

Em fevereiro, durante a programação dos 65 anos da Certel, já foi inaugurado o protótipo de rede elétrica subterrênea em frente à sede administrativa da cooperativa, em Teutônia

771
Crédito da foto: Certel / Divulgação

A Certel esteve presente na 16ª Conferência de Redes Subterrâneas de Energia Elétrica, realizada recentemente no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. A cooperativa esteve representada pelo supervisor de construção e manutenção de redes, Guilherme Cabral de Souza; pelo fiscal de redes, Mateus Camargo Makoski; e pelo analista de engenharia, Michael Daniel Thies.

Segundo Guilherme, o evento apresentou inovações sobre tecnologias e métodos de implantação de redes subterrâneas. O supervisor observa que são redes muito mais seguras, garantindo maior confiabilidade e segurança para a rede elétrica. “Grande parte das interrupções de energia que temos hoje são causadas por vegetação que entra em contato com a rede ou por colisões em postes, e esse tipo de rede subterrânea diminui o risco, possibilitando muito mais segurança para todos os associados”, afirma. “Outro aspecto importante é a poluição visual causada por cabos e fiações aparentes, o que a rede subterrânea minimiza”, completa.

Em fevereiro, durante a programação dos 65 anos da Certel, já foi inaugurado o protótipo de rede elétrica subterrênea em frente à sede administrativa da cooperativa, em Teutônia. Desde então, outros dois projetos surgiram e estão em estudo para que, muito em breve, possam ser executados. “Com certeza, o futuro das redes de distribuição de energia será a rede subterrânea”, assinala.

- publicidade -