Setor alimentício: Vigilância Sanitária promove curso de boas práticas

1463
Manipulação higiênica dos alimentos é um dos conteúdos da capacitação

A Administração Municipal, através do Setor de Vigilância Sanitária, promove o Curso Boas Práticas Setor Mesa ou Distribuição. Com carga horária de 16 horas, divididas em quatro encontros, a capacitação ocorrerá de 24 a 27 de julho, das 14h às 18h, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ipiranga. O curso é gratuito e tem a parceria da Câmara da Indústria e Comércio (CIC) Teutônia e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Rio Grande Sul (Sebrae RS).

O objetivo é capacitar empresários responsáveis pela manipulação dos alimentos a elaborar, implementar e gerenciar o Programa de Boas Práticas, seguindo parâmetros tecnológicos apropriados e padrões legais vigentes estabelecidos pelo Ministério da Saúde e pela Vigilância Sanitária do RS.

O conteúdo programático prevê quatro principais temas: contaminantes alimentares; doenças transmitidas pelos alimentos; manipulação higiênica dos alimentos (preparo, sobras, coleta e guarda de amostras); e boas práticas (requisitos, estrutura física, controle da água, de pragas e de saúde do manipulado, higiene e comportamento pessoal, uniformes, comportamento no trabalho, higienização da superfície, lixo, regras para visitantes, controle de fornecedores e pré-preparo).

Conforme a fiscal sanitária e nutricionista Ana Paula Jasper, o curso tem validade de três anos e é exigido pela Portaria Estadual 78/2009, que tem como requisito que pelo menos uma pessoa de cada estabelecimento do setor alimentício seja capacitado. “Será uma exigência para receber ou renovar o Alvará Sanitário 2018. Por isso sua importância dentro do setor de vigilância”, explica.

- publicidade -