Aeródromo regional em Estrela já tem homologação da Anac

Parceria Público-Privada será formada para administrar uso e local, que deve ser reaberto até o início de 2018

1039
Local deve ser reaberto até o início de 2018

Um dos principais anseios para o desenvolvimento logístico-econômico do Vale do Taquari está prestes a se tornar realidade. O Aeródromo Regional do Vale do Taquari, localizado em área da Linha São José, em Estrela, interditado em 2006 por problemas estruturais, deverá ser reaberto até o início de 2018. Esta é a expectativa do Governo de Estrela após a Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplade) receber a portaria da Agência Nacional de Aviação Civil que autoriza a utilização do espaço. Uma Parceria Público-Privada (PPP), que já está em formação, será a responsável pelos investimentos necessários e administração do local.

De acordo com Guilherme Engster, chefe do departamento de desenvolvimento econômico da Seplade, a parte burocrática foi vencida. “Com a nova portaria fica revogada aquela que em dezembro de 2006 impedia então a utilização do local. Agora temos esta, nº 3.024/SAI, que autoriza o uso do aeródromo por parte da Anac, que é o órgão regulador deste tipo de operação. Já recebemos também a liberação do uso do espaço aéreo por parte do Ministério da Aviação Civil”, destaca. De acordo com Engster é preciso tomar algumas medidas, inclusive técnicas, para o uso. “Tem a questão da limpeza do local, que já está sendo realizada, o cercamento da área por muros e telas, como obriga a legislação, correção do solo e outras questões de segurança. Após uma vistoria da Anac, o local deverá ser liberado para o uso”, explica.

Conforme o acordo, tantos os investimentos necessários como a futura administração do local ficarão a cargo da PPP que está sendo formada por empresários da região. Oito, de diversos municípios regionais, ligados ao Clube de Aviadores do Vale do Taquari, já trabalham diretamente na questão. Uma empresa de Porto Alegre já realizou um levantamento de tudo o que é preciso ser organizado, construído e investido na pista de 568 metros lineares. A pista deve ser também ampliada numa segunda etapa do projeto para 976 metros.

- publicidade -