A Semana Farroupilha de Carlos Barbosa foi aberta oficialmente na noite de quinta-feira (14/09), com a chegada da Chama Crioula no CTG Trilha Serrana. Neste ano a chama foi acesa em Mostardas, e os cavalarianos a buscaram em Garibaldi e a conduziram até o município no final da tarde. Por volta de 19h eles chegaram ao acampamento para solenidade de abertura. O Vice-Prefeito Beto Da-Fré e o Patrão do CTG Neri Centenaro realizaram o acendimento da Pira Farroupilha.
Em Carlos Barbosa, desde 2011, o Conselho Municipal da Cultura Tradicionalista Gaúcha presta homenagem para uma personalidade, que reconhecidamente atua ou atuou no desenvolvimento do tradicionalismo. Em 2017 o homenageado é Fernando Xavier da Silva. Em seu pronunciamento Xavier ressaltou a importância de manter a tradição observando rigorosamente os costumes e a cultura gaúcha.
O presidente do Conselho Municipal da Cultura Tradicionalista Gaúcha, Jonas Viccari, ressaltou os 70 anos da primeira geração da Chama Crioula, no movimento de setembro de 1947. Durante sua manifestação o Diretor-presidente da Fundação de Cultura e Arte – Proarte, Dayan Santarosa, frisou o trabalho voluntário e a dedicação que os tradicionalistas têm pela Cultura Gaúcha e pela sociedade.
O Vice-Prefeito Beto Da-Fré enalteceu a dedicação e a união das entidades tradicionalistas destacando o CTG Trilha Serrana, que recentemente inaugurou uma ampliação na estrutura da sede. Da-Fré disse ainda que estar entre os tradicionalistas é estar entre amigos.
Em Carlos Barbosa a Semana Farroupilha segue até o dia 20 de Setembro e a programação completa está disponível neste link. A organização é realizada pelo Conselho Municipal da Cultura Tradicionalista Gaúcha, composto pelas seguintes entidades: CTG Trilha Serrana; Piquete Gaudérios da Serra; Piquete de Laçadores Estação do 35; Fundação de Cultura e Arte – PROARTE; Secretaria Municipal da Educação e Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude.