Com um projeto de armário adaptado para pessoas que se locomovem com cadeira de rodas, os estudantes de Design da Univates Gabriela Elise Fensterseifer, Gustavo Henrique Lagemann, Luiza Steinhaus Lisboa e Melanie Sol Bruckner foram selecionados para o evento Design 4 Health. A conferência acontece em dezembro na Austrália e reúne profissionais e estudiosos das áreas de saúde e design.
A ideia inscrita foi elaborada nas disciplinas de Ergonomia Aplicada ao Design e Metodologia Projetual e Técnicas Criativas, ministradas pela professora Sílvia Trein Heimfarth Dapper. Com 1,30 m de altura e 65 cm de largura, o armário adaptado foi projetado para solucionar um problema ergonômico que ajudasse um público específico. “Os armários que existem no mercado são parcialmente adaptados ou exigem que alguém auxilie a pessoa que utiliza cadeira de rodas”, afirmam os acadêmicos.
Sobre serem escolhidos para apresentarem seu trabalho no evento, os estudantes contam que o período de inscrição foi adiado e, por isso, o retorno sobre a aceitação demorou. “Pensamos que não havíamos sido aceitos. No início deste mês, porém, recebemos e-mail confirmando a participação, o que nos deixou muito alegres”, conta Gabriela.
O projeto foi pensado pelo grupo a partir de pesquisa teórica e uma imersão com o público-alvo. “Conversamos com cadeirantes da região e vimos o que era preciso e qual era a opinião deles sobre o produto”, explica Melanie. Luiza completa: “O armário foi criado para que não fosse de alto custo”. Apesar disso, o grupo afirma que o desenvolvimento e a venda do produto não são possíveis por não terem dinheiro para investir, mas estão abertos a receber patrocínio de empresas.