Segundo núcleo conclui curso Boas Práticas para Serviço de Alimentação, em Estrela

649
Núcleo de Delfina concluiu o curso na terça-feira

Os 25 participantes do núcleo do Distrito de Delfina concluíram, na noite de terça-feira (21.11), o curso Boas Práticas para Serviço de Alimentação. Ministrado pela nutricionista e consultora em Alimentos Patrícia Machado, teve 16 horas de duração e abordou temas como a manipulação e segurança alimentar. “Enfim, todos os cuidados que o serviço de alimentação deve ter, em todas as áreas”, frisa a instrutora. Ela ressalta a importância deste suporte para os participantes, que atuam em suas comunidades na organização de festas e outros eventos.  O grupo envolveu as comunidades de Delfina, Porongos, Santa Rita, São João, São Luiz, Arroio do Ouro e Figueira.

Entre os participantes, a iniciativa foi aprovada. A comerciante Irani Maria Steffens Sehn, que já atuou como coordenadora da Comunidade de Defina e colabora nas promoções, falou sobre a importância do curso. “Trouxe muitas informações novas”, diz. Ela desataca, entre outros aspectos, as orientações recebidas quanto à higiene e o manuseio dos alimentos e equipamentos. Aprendizado, segundo ela, fundamental para que possa prestar um bom serviço, com qualidade e segurança. “Foi muito proveitoso”, enfatiza.

Importância do curso
No encerramento desta etapa o secretário da Saúde, Elmar Schneider, fez uma visita ao grupo. Ele agradeceu a participação dos alunos, por compreenderem a importância da iniciativa, principalmente aqueles que colaboram em suas comunidades, as quais realizam, muitas vezes, eventos para mais de mil pessoas. “Que esta organização de nossas comunidades nunca termine, pois a família e a comunidade são a base de tudo”, frisou o secretário. Um terceiro módulo do curso está programado para ocorrer de 27 a 30 de novembro, envolvendo as comunidades de Costão (sede), São José, Geraldo Alta, Geraldo Baixa e Linha Wolf.

O curso é uma promoção do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Estrela, Cacis, Sebrae, Senac e Prefeitura de Estrela, através das secretarias de Saúde e do Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplade), pela Sala de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. A iniciativa busca facilitar o acesso das pessoas do interior, principalmente aquelas envolvidas nas tradicionais festas, aos regulamentos e exigências da resolução (RDC 216) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que define o Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação.

- publicidade -