A Prefeitura de Lajeado, por intermédio da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), nesta sexta-feira (24), fez a entrega do sistema anti-intrusão do Presídio Estadual de Lajeado (PEL) para a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). No ato realizado junto a sala de videomonitoramento, instalada na sede do 22º BPM da Brigada Militar, técnicos da empresa responsável pela instalação do sistema, a Superluc, passaram detalhes do sistema para o diretor do PEL, David Horn, e outro agente da Susepe. O titular da Sesp, Paulo Locatelli, o diretor técnico da Sesp, Vinicius Renner, o ouvidor da prefeitura, Gunther Meyer, e integrantes da Brigada Militar participaram do ato de entrega oficial do sistema.
Locatelli explica que, instaladas em pontos estratégicos, três câmeras captam imagens em alta resolução que são mostradas em uma smart TV. Caso algum objeto ou pessoa atravesse a linha imaginária do sistema anti-intrusão que funciona em todo perímetro do PEL, os eventos são registrados na central de videomonitoramento. Mediante análise, as imagens podem gerar ou não uma resposta por parte da Brigada Militar e/ou da Susepe, que tomarão as providências necessárias conforme cada caso.
De acordo com Horn, servidores pré definidos pela Susepe poderão acessar às imagens e registros do sistema na tela de seus celulares, o que segundo ele, dará agilidade aos procedimentos que devem ser adotados. As imagens, segundo Horn, também poderão ser utilizadas para comprovar transgressões às regras do sistema prisional.
Locatelli, por sua vez, destaca que Lajeado é pioneira na implantação desse sistema anti-intrusão. “Estamos buscando inovação ao fazer uso de diferentes tecnologias para fazer de Lajeado uma cidade-conceito em termos de segurança pública”, destaca o secretário, ao citar a parceria com a empresa Superluc.