Professores da rede municipal e estadual de educação, que atuam em diversos municípios da região, receberam na noite de quinta-feira (07/12) os diplomas do curso de capacitação Círculos de Construção de Paz. No total, 150 professores realizaram a atividade de qualificação, que foi ministrada pela Escola Superior da Magistratura. O curso foi uma iniciativa da Prefeitura de Lajeado, Poder Judiciário, Ministério Público e 3ª Coordenadoria Regional de Educação.
O Curso Círculos de Construção de Paz teve o objetivo de instruir os profissionais da educação a atuarem como facilitadores na prevenção de conflitos em sala de aula, por exemplo. Além disso, esses professores terão o papel de lideranças na educação, em busca da prevenção de conflitos e sensibilização de organizações governamentais e não governamentais para a utilização de processos circulares em espaços educacionais. Participaram da capacitação 75 professores da Rede Municipal e outros 75 da Rede Estadual de Educação.
Também ocorreu a entrega de certificados para os profissionais que realizaram o curso Círculos em Movimento – A Criação de uma Comunidade Escolar Restaurativa. Participaram da formação 5 professoras e 3 assistentes sociais da Prefeitura de Lajeado, que atuam com a prática da realização de círculos de construção de paz no âmbito escolar, comunitário e judicial. O curso buscou trazer a importância do diálogo na busca do convívio harmonioso nas comunidades escolares.
Participaram da mesa da entrega dos diplomas e certificados o Promotor de Justiça, Dr. Sérgio da Fonseca Diefenbach, o Juiz de Direito, Dr. Luís Antônio de Abreu Johnson, a Coordenadora Regional da Educação, Sra. Greicy Wechenfelder, a Secretária da Educação de Lajeado, Sra. Vera Lucia Plein, a vice-presidente do Sicredi, Roberta Salvini, e o Presidente da Alsepro, Antônio Scussel.