Separar o lixo corretamente é uma atitude de consciência ambiental e que pode ser colocada em prática por todos. A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Teutônia alerta para a importância dos moradores darem o destino adequado para os resíduos.
No início de janeiro, a Secretaria recebeu um novo caso de um gari que sofreu um acidente com uma seringa, apesar de estar usando o Equipamento de Proteção Individual (EPI). “Infelizmente, esses casos têm sido recorrentes. Encontramos materiais perfurocortantes no lixo comum, machucando garis e separadores”, observa o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Gilson Hollmann.
Conforme a sub-secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Nara Regina Nichterwitz, muitas pessoas com diabetes costumam fazer a insulina em casa, gerando grande volume de seringas. “Se isso for para o lixo comum, acaba causando acidentes de trabalho com riscos reais de contaminação ao gari ou ao coletor”, destaca Nara. A recomendação da secretaria é que as seringas sejam guardadas numa garrafa pet. Sempre que houver um volume armazenado, as pessoas podem levá-las até um posto de saúde para que seja feito o descarte correto.
Materiais como vidros também precisam de destino certo. Toda vez que ocorre quebra de um vidro, ele deve ser colocado numa caixa de papelão identificada. Se for em grande quantidade, a secretaria faz o recolhimento. Já as lâmpadas fluorescentes devem ser levadas a pontos que fazem a coleta destes materiais.
Coleta seletiva
Não menos importante do que a atenção ao destino dos materiais perfurocortantes é a separação correta do lixo seco do orgânico. Isso garante o reaproveitamento de materiais e evita a superlotação do aterro sanitário.
Confira os dias em que é feita a coleta do lixo seco e orgânico no munícipio:
Bairro Orgânico Reciclável/seco
Canabarro Segunda e sexta Quarta
Administrativo Segunda e sexta Quarta
Languiru Terça e sábado Quinta
Teutônia Terça e sábado Quinta
Alesgut Terça e sábado Quinta
Boa Vista Terça e sábado Quinta