Na tarde desta quinta-feira (18) foi realizado o segundo dos quatro encontros da terceira turma do projeto Desenvolvendo Gerações, a mais nova etapa do programa Jovem Aprendiz que, em Estrela, busca a capacitação visando a inserção de jovens no mercado de trabalho. Uma realização da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth), o projeto irá oferecer formação a cerca de 100 adolescentes de 14 a 17 anos. As demais aulas da respectiva turma ocorrerão dias 23 e 25. Outros dois grupos terão aulas em fevereiro e março.
Cerca de 20 jovens participaram da aula nesta tarde no Salão Nobre da Prefeitura de Estrela, mesmo local que há uma semana as duas primeiras turmas do projeto receberam seus certificados. Outros dois grupos terão formações nos meses de fevereiro e março. As oficinas são ministradas pelo jornalista Fabiano Conte e trazem características do mercado de trabalho e as demandas para a inserção dos jovens neste. Também dicas e orientações para uma excelência no atendimento; como se portar e falar em público; relações humanas e de comunicação.
Natália Becker Delwing (14) é uma das participantes. A moradora de Novo Paraíso se diz feliz pela oportunidade. “É importante receber dicas, como olhar direto nos olhos do entrevistador, pensar bem antes de responder, cuidar da forma como se veste, e também sempre buscar qualificação. Estou vendo que muito do que meus pais diziam e me ensinaram era verdade”, afirma a adolescente. Ela não vê o fato de morar no interior como um obstáculo na busca do primeiro emprego. “Não mais. Na verdade tudo depende mesmo é da pessoa.” Conforme Conte, os grupos já apresentam diferenças. “Os primeiros alunos do Desenvolvendo Gerações vinham ainda desconfiados, sem ter a certeza da real importância do curso. Agora que este passou a ser mais falado, comentado, e foi descoberto pelas empresas, inclusive na hora da escolher algum candidato à vaga de emprego, a situação mudou um pouco”, revela. “As empresas já dão prioridade para alunos que tenham participado de qualificações como estas, e os jovens sabem que, buscando alternativas como tal, vão conseguir talvez mais rápido e fácil seu primeiro emprego ou outro melhor.”
As inscrições para os próximos grupos seguem abertas e gratuitas. O projeto se destina prioritariamente àqueles que estão em situação de vulnerabilidade social, e que são selecionados de acordo com o cadastro da Sedesth. Ainda assim, a presença de outros jovens pode ser analisada pela equipe organizadora. Inscrições e informações na Sedesth (Rua 13 de Maio, nº 398) e pelo telefone 3981-1215. Os recursos para a realização dos cursos são provenientes do Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social.