Cerca de 70 agricultores de diversos municípios do Vale do Taquari participaram na quarta-feira (07/02) de uma Noite de Campo realizada na propriedade do produtor Marcone Messer, na Várzea, em Teutônia. A atividade – organizada pela Emater/RS-Ascar, Cooperativa Languiru e KWS Sementes – contou com cinco estações de trabalho em que foram abordados temas, como, compactação do solo, controle biológico da lagarta do cartucho, híbridos de milho, cultivares de soja e sanidade do gado leiteiro.
“O objetivo de se fazer uma ‘noite de campo’ foi o de atrair um número maior de produtores já que, em muitos casos, os turnos da manhã e da tarde são utilizados para a realização das atividades nas propriedades”, destaca o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Michael da Silva Serpa. Outro ponto ressaltado por Serpa foi relacionado à temperatura no horário do evento. “Sabemos que no verão os termômetros podem chegar próximos dos 40 graus o que, pelo calor excessivo, pode comprometer a qualidade do evento”, enfatiza.
O agricultor Marco Rohr, da localidade de Linha Roncador, em Colinas, valorizou a metodologia pelos mesmos motivos observados por Serpa. “Ainda que não seja época de plantio de milho, os produtores certamente têm outras ocupações durante o dia”, observa, destacando ainda o clima ameno da noite. Para Rohr os assuntos abordados também merecem destaque. “Na parte de manejo e conservação de solos, por exemplo, muitas vezes ignora-se a importância de uma adubação verde, de uma rotação de culturas ou de outras práticas”, observa.
O evento contou com a presença de algumas autoridades, como o gerente adjunto da Emater/RS-Ascar Carlos Lagemann e o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Teutônia, Gilson Hollmann. Lagemann ressaltou a oportunidade de os agricultores conhecerem na prática quais as tecnologias mais atualizadas e disponíveis, e que podem contribuir para a busca por uma maior produtividade, com qualidade de vida e renda. “Há também que se destacar o trabalho realizado em parceria, o que certamente fortalece a ação”, ressaltou.