A melhor percepção do atual e futuro mercado de trabalho; a necessidade de aperfeiçoamentos constantes; dicas técnicas e de comportamento em geral. Os temas foram tratados diretamente em quatro encontros com mais uma turma do Programa Desenvolvendo Gerações – Jovem Aprendiz que, em Estrela, oferece capacitação a adolescentes dos 14 aos 17, objetivando a inserção destes no mercado profissional. O quarto e penúltimo grupo, que contou com a participação de 25 jovens, fechou o ciclo de aulas na tarde desta quinta-feira, no Salão Nobre da Prefeitura de Estrela. Oportunizado gratuitamente pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth), nesta sua primeira passagem o projeto irá oferecer a formação à última turma em março.
As oficinas são ministradas pelo jornalista Fabiano Conte e trazem características do mercado de trabalho e as demandas para a inserção dos jovens neste. Também dicas e orientações para uma excelência no atendimento; como se portar e falar em público; relações humanas e de comunicação, como ainda sugestões de cursos e o encaminhamento para possíveis vagas de emprego conforme encaminhamentos realizados pela Sedesth na parceria com empresas do município.
Diovana Souza (15), moradora do Bairro Oriental, foi uma das participantes desta quarta turma. E avalia como muito positiva sua participação. “Me sinto mais motivada para ir em busca do meu primeiro emprego, e também mais preparada para conseguir”, afirma a jovem. A colega Luana Silveira (15), do Bairro das Indústrias, ressalta. “Aprendemos muito. Vimos como é importante cuidarmos de algumas coisas que antes não dávamos atenção e que podem ser decisivos no nosso sucesso”, relata. “Da forma como nos vestimos ao jeito como nos expressamos”, completa Diovana.
A quinta e última turma do projeto terá encontros ao longo do mês de março. As inscrições estão encerradas, mas devido a grande procura o grupo contará com a participação de até 15 jovens a mais, totalizando cerca de 40 beneficiados. O projeto se destina prioritariamente àqueles que estão em situação de vulnerabilidade social, e que são selecionados de acordo com o cadastro da Sedesth. Ainda assim, a presença de outros jovens pode ser analisada pela equipe organizadora. Informações na Sedesth (Rua 13 de Maio, nº 398) e pelo telefone 3981-1215. Os recursos para a realização dos cursos são provenientes do Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social.