O Grupo de Apoio e Convivência do Idoso Estrelense (Gracie) já programa a temporada 2018. A equipe de trabalho, que pertence ao quadro da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth), projeta um ano com muitas novidades e atividades. O programa deverá movimentar este ano cerca de 600 pessoas, entre 50 e 102 anos de vida, conforme relatório dos participantes do ano passado e novos já inscritos. Expectativa é de contar com pelo menos 50 novos integrantes nos 23 centros.
O primeiro encontro está programado para o dia 1º de março, no salão paroquial do Bairro Boa União, a partir das 14h. Ao longo do mês serão outros 22 encontros, um por grupo das respectivas comunidades e bairros participantes. Os grupos São Luis e Santa Rita realizam atividades conjuntas, mas alternam as sedes. Uma das novidades de 2018 será justamente a retomada do grupo Centro. Nos encontros, coordenados por profissionais da Sedesth, são oferecidas aulas de ginástica, jogos, esportes, palestras e espaço para danças e outras dinâmicas. “Além de apresentarmos novidades, buscamos de forma democrática e personalizada realizar o que os grupos mais se identificam e preferem”, destaca uma das coordenadoras do Gracie, Liria Marisa Barth. A outra é Lorena Hauschild.
Além das atividades mensais, que se estenderão de março a novembro, são realizados eventos coletivos, entre eles para a celebração de datas como a Missa de Santo Antônio em junho, a festa do Colono e Motorista em julho, o Culto da Reforma em outubro e a Festa de Encerramento em dezembro. Há ainda a participação em festas comunitárias, bailes e demais eventos municipais, a manutenção do Coral do Gracie e outras atividades como a escolha da corte da Terceira Idade. “Também queremos incentivar e ajudar ainda mais na organização das viagens que alguns grupos realizaram, com recursos próprios, e que trouxeram excelentes experiências”, explica Marisa.
A participação é franca e aberta. As inscrições podem ser realizadas diretamente com os líderes dos grupos, nos dias dos respectivos encontros, ou no próprio Gracie (na sede do Centro de Referência de Assistência Social – Cras Centro – Rua Tiradentes, nº 478), que fará o devido encaminhamento. De acordo com Liria Barth, durante o período de férias a equipe realizou várias visitas a idosos que estão acamados e por isso não podem mais participar. Também ouviu a opinião de demais participantes e assim buscará algumas novidades e melhorias. “Estamos ansiosos por recomeçar o ano e esperamos todos com muito amor e carinho”, destaca. Mais informações pelo telefone 3981-1051
Calendário parcial de março
Data – grupo/local
01/03 – Boa União
02/03 – Geralda Alta
05/03 – Costão
06/03 – Arroio do Ouro
07/03 – Imigrantes
08/03 – São José
09/03 – Linha Wink
12/03 – São Luis e Santa Rita *
(encontros conjuntos em sedes alternadas)
13/03 – Oriental
14/03 – Lenz
15/03 – Cristo Rei
16/03 – Auxiliadora
19/03 – São Jacó
20/03 – Novo Paraíso
21/03 – Geralda Baixa
22/03 – Indústrias
23/03 – Pinguela
26/03 – Linha Wolf
27/03 – Glória
28/03 – Delfina
29/03 – Moinhos
Centro = a definir data