Programa encaminha primeiro emprego a mais quatro jovens estrelenses

893
Equipe da Trânsito Brasil, da Sedesth, jovens e seus familiares: oportunidade aproveitada que abriu outras portas

Uma nova etapa marcará a vida de mais quatro jovens estrelenses e, consequentemente, de suas famílias a partir desta quinta-feira (1º/03). Os adolescentes, oriundos do Programa Desenvolvendo Gerações – Jovem Aprendiz, promovido em Estrela através da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth), começarão em sua primeira experiência profissional amanhã, oportunizada por mais uma parceria com uma das 60 empresas apoiadoras do programa e da pasta municipal. Agora, com a Trânsito Brasil.

Alessandra Carvalho Andretti, Bernardo da Silva Ribeiro e Luane Francine Eckhardt, todos do Bairro Boa União; e João Vítor Chagas da Silva, do Bairro Pinheiros, possuem 15 anos e participaram das três primeiras turmas do programa. Agora iniciarão em diferentes setores da empresa transportadora, do financeiro ao controle de qualidade e cargas. “Estou ansiosa. Mas feliz com esta oportunidade de ajudar meus pais e também ganhar meu próprio dinheiro”, relata Alessandra Andretti. “Aprendi e vou desde já ser mais atencioso ao fazer as minhas coisas”, revela Bernardo. “Uma amiga participou do curso, me indicou, fiz e com ele surgiu a chance deste emprego. Aceitei sem pensar”, destaca João Vítor. “Vai me obrigar a ter mais responsabilidade com tudo e me proporcionar muitas coisas, como poder ajudar meus pais e pensar no futuro como profissão”, avalia Luane Eckhardt.

Em um encontro no Salão Nobre da Prefeitura, na tarde desta quarta-feira, com a presença do gerente nacional de Administração da Trânsito, Rodrigo Mezzomo, de Aline Lopes da Silva, coordenadora de Recursos Humanos da empresa, e do secretário municipal José Itamar Alves, os jovens e alguns de seus familiares receberam os votos de sucesso. “Para nós é importante porque as experiências anteriores foram muito positivas, e vários dos jovens que chegaram até nós foram efetivados, sem contar que estamos colaborando para com o futuro da sociedade ao incentivar o desempenho social e econômico, deles, de suas famílias e nosso, pois contratar sempre é menos custoso do que demitir”, avalia Mezzono. Aline Silva completa a opinião. “E somos uma empresa de muitas oportunidades. Dos aprendizes, que são contratados por um período de 15 meses, seis já foram efetivados, até mesmo em áreas diferentes da qual iniciaram na empresa, num exemplo da boa ferramenta que é até mesmo para a descoberta de valores e futura orientação profissional. E a presença de pais, tanto agora como quando ocorreu no processo de seleção, é sempre muito importante.”

O secretário Alves reforça. “Oportunizar a presença de jovens em cursos, em empregos, mesmo que temporários, é de certa forma colaborar para com o afastamento deles dos perigos atuais, principalmente quando desocupados nas ruas. Estamos fazendo com que mais de cem jovens tenham uma visão diferente das dificuldades do cotidiano, inclusive de suas famílias.” O pai de Luane, Edemar Eckhardt, concorda. “Fico feliz por ela e agradecido por estas oportunidades surgidas, e que se bem aproveitadas, como têm sido, vão tornar as atividades do dia a dia dela mais importantes.”

Saiba Mais    

Uma realização da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth), o programa Desenvolvendo Gerações – Jovem Aprendiz irá oferecer capacitação a cerca de 100 adolescentes de 14 a 17 anos somente no atual cronograma. A quarta e última turma dará início aos quatro encontros em março. O projeto se destina prioritariamente àqueles que estejam em situação de vulnerabilidade social, os quais são selecionados de acordo com o cadastro da secretaria. As palestras e oficinas visam a preparação dos participantes na busca do primeiro ou do novo emprego. O conteúdo aborda temas como características e demandas do mercado de trabalho e a inserção dos jovens neste; a excelência no atendimento; como se portar e falar em público; relações humanas e de comunicação. Os recursos para a realização dos cursos são provenientes do Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social. Inscrições e informações na Sedesth (Rua 13 de Maio, nº 398) e pelo telefone 3981-1215.

 

- publicidade -