Programa Lajeado Mais Verde é retomado em 2018 no Parque dos Dick

1284
Crédito da foto: Jovana Dullius/Divulgação

Nesta sexta-feira, dia 27/04, o Parque Professor Theobaldo Dick recebeu a primeira etapa de 2018 do programa de arborização urbana Lajeado Mais Verde. Ipês amarelos, quaresmeiras, primaveras, goiabeiras serranas e carobas foram as espécies plantadas. Uma turminha de alunos de quatro e cinco anos da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Risque e Rabisque foi convidada a participar da ação junto com o prefeito, Marcelo Caumo, a vice-prefeita Gláucia Schumacher, e servidores do município.

“Este plantio é o começo de uma nova etapa do projeto Lajeado Mais Verde em 2018. O plantio de árvores é um projeto que trará benefícios para a nossa cidade a longo prazo. Queremos, além de embelezar o parque, trazer mais áreas de sombra para melhorar o ambiente”, destacou Gláucia Schumacher.

No total, foram plantadas 306 mudas no Parque. Apesar de o espaço contar com diversas árvores, havia falta de sombra em diversos locais, especialmente junto às ruas e às calçadas de passeio e também ao redor da lagoa dos Dick e nas áreas com brinquedos para as crianças. Árvores frutíferas, floríferas e de sombra contribuirão para ampliar ainda mais a beleza do local e o bem-estar dos frequentadores, especialmente nos meses mais quentes do ano.

Os alunos da Escola de Ensino Infantil Risque Rabisque se deslocaram até o Parque dos Dick para participar do programa. Com pás, baldes e regadores de brinquedo, acompanharam e auxiliaram no plantio. Com apenas quatro anos, Marina Frank foi uma das alunas que participou do projeto. “Eu trouxe esses brinquedos de casa para plantar árvores. Foi muito legal”, falou Marina.

Diretora da escola, Elenise Hansen acredita que levar as crianças a participar é uma forma de demonstrar a importância do cuidado com a natureza. “Durante o ano, nós ensinamos a importância da preservação, mas é praticamente tudo na teoria. Essa ação coloca as crianças na prática do plantio e do cuidado em lidar com a natureza. Elas vieram pra cá empolgadas porque iriam plantar árvores”, contou Elenise.

Os responsáveis técnicos da Secretaria do Meio Ambiente selecionaram as árvores para cada área do Parque, levando em consideração o objetivo do plantio. Ao lado da praça, foram plantadas árvores de grande porte para contribuir com sombra, ao redor do lago, árvores com flores e frutos para expandir a fauna e a flora do local, e na área mais próxima da rua, árvores com porte médio para auxiliar na ornamentação do parque e sombra.

Saiba mais

O programa Lajeado Mais Verde iniciou em 21 de setembro, Dia da Árvore, com o plantio das primeiras mudas ao longo da Avenida Senador Alberto Pasqualini. Em seguida, ocorreram plantios nas Avenidas Piraí, Amazonas e João Alberto Schmidt e na Rua João Batista de Melo. A próxima etapa será a arborização nas ruas transversais da Júlio de Castilhos, entre a avenida Benjamin Constant e a rua Bento Gonçalves, e a elaboração de um projeto de ajardinamento para a Júlio de Castilhos.

O Lajeado Mais Verde tem o objetivo promover e incentivar a arborização urbana responsável, que implica tanto o manejo adequado das plantas existentes quanto o plantio de novas mudas. Como parte deste manejo adequado, pode ser necessária a poda ou mesmo a supressão de árvores. Neste caso, é necessária a autorização prévia do poder público. Técnicos da Sema fazem a avaliação das condições da planta antes de permitir qualquer mudança na sua estrutura. Sempre que uma planta deste tipo é retirada, o responsável tem a obrigação de compensar as árvores retiradas, o que ajuda a manter a cobertura verde do município. Mesmo em árvores retiradas da via pública, a mesma reposição é exigida, e o próprio poder público também é obrigado a fazer a compensação.

- publicidade -