Na segunda-feira (23/04) a Secretaria Municipal da Saúde de Carlos Barbosa coletou cinco amostras com larvas suspeitas do mosquito Aedes Aegypti, em duas armadilhas localizadas no bairro Aparecida. Após análises laboratoriais, realizada na terça-feira (24/04) foi confirmado que as larvas das armadilhas eram positivas para o mosquito.
Prontamente, na quarta-feira (25/04), servidores da Secretaria Municipal da Saúde, entre eles, agentes de campo e agentes comunitários de saúde, realizaram a delimitação de foco no entorno das armadilhas, sendo vistoriados aproximadamente 900 imóveis em dois dias. Durante as vistorias, mais larvas foram coletadas e encaminhadas para análise. Destas, novamente o Município obteve a confirmação de que eram positivas para o Aedes Aegypti.
As larvas foram encontradas nas caixas d’água e nos pratos de vasos com flores em residências e um terreno baldio na rua Irmã Camila Parmagnani, no bairro Aparecida, totalizando 38 larvas. Com esta nova situação, Carlos Barbosa passa à condição de infestado, de acordo com a Nota Técnica nº 01/2018, do Centro Estadual de Vigilância em Saúde do Estado do Rio Grande do Sul.
PLANO DE AÇÃO:
O Município reforçará as equipes para vistoriar 100% dos imóveis na área urbana, e intensificará as ações a partir da próxima quarta-feira (02/05), inclusive aos sábados pela manhã; distribuição de folders informativos; moto som em todos os bairros como forma de alerta à população; reunião com associações de moradores para ampliar o engajamento da população e palestras nas escolas do município.
Os moradores deverão permitir que os servidores, devidamente identificados, entrem nas residências para que se possa realizar a vistoria, bem como que sejam cumpridas as orientações, sob pena de notificação dos mesmos.