Criado para facilitar o atendimento ao cidadão em busca de serviços pontuais como o encaminhamento do Registro Geral (RG), ou carteira de identidade como também é conhecido o documento, a unidade do Poupa Tempo de Estrela tem, após os primeiros quatro meses do ano, mais de 1,5 mil suportes diretos para este e outras demandas. Número semelhante para atendimentos informais.
No caso da solicitação do RG, os primeiros e últimos meses do ano são os que têm o maior número de requisições, assim como em julho. “Em razão de férias, viagens e matrículas escolares. Atualmente, a busca pelo documento já está mais tranquila”, explica Rafael Jair Gonçalves, servidor do setor responsável pela operação. Na manhã desta quinta-feira (03), Gilmar da Rosa (40), morador do Bairro Moinhos, procurou o serviço. Foi encaminhar a segunda via. “O meu documento atual está com os números já apagados, e está dificultando quando preciso tirar uma cópia ou coisa assim”, diz. “Foi fácil e rápido”, avaliou. O documento pedido por da Rosa foi o 500º do ano. Se mantida a média, a marca dos 1,2 mil RGs de 2017 será facilmente batida.
No local, também são realizados os atendimentos ao Procon e da Associação dos Servidores Públicos Municipais de Estrela (Aspume). Ao Procon já foram encaminhadas mais de 550 pessoas. Cerca de outras 350 atendidas em razão da Aspume. Mas há também os atendimentos informais, de orientação, tanto quanto os serviços ali realizados ou mesmo de outros locais e esferas públicas e até mesmo privadas. Segundo o último balanço, foram mais 1,4 mil atendimentos nesta categoria. “Mesmo que não encaminhe o RG, são muitas as pessoas que vêm até aqui em busca de informações. Assim como aqueles que buscam orientações sobre serviços realizados em outros setores ou órgãos públicos. Se contabilizarmos isso, o número geral cresce”, destaca Gonçalves. O Poupa Tempo funciona na Rua 13 de Maio, nº 261, ao lado do prédio da Prefeitura de Estrela. O horário é das 8h às 14h, sem fechar ao meio-dia. Informações pelo telefone 3190-1253.
Documentos necessários
Para a confecção do RG, é necessário levar: foto 3×4; CPF e Certidão de Nascimento original (se solteiro); Certidão Casamento original (no caso de união civil); Certidão de Casamento original com averbação do divórcio (caso divorciado). Em caso de menores de 16 anos, estes devem estar acompanhados de responsáveis, como pais ou avós, guardião, tutor ou curador, estando estes com posse do seu RG. A primeira emissão é isenta de taxa para todos. Idosos e moradores de outros Estados que passam a morar no Rio Grande do Sul também estão isentos. A segunda via tem uma taxa de R$ 65. A entrega do documento leva 35 dias úteis em média, mas nos períodos de menor demanda pode chegar antes.