Certificados entregues a futuros trabalhadores em Estrela

Programa Jovem Aprendiz - Desenvolvendo Gerações forma mais 30 alunos em curso preparatório ao mercado de trabalho 

828
Sexta e última turma de formandos, familiares e algumas autoridades presentes ao ato/Crédito da foto: Rodrigo Angeli/Divulgação

O Salão Nobre da Prefeitura de Estrela sediou, na tarde de sexta-feira (04/05), a quinta e última formatura da primeira temporada do Programa Jovem Aprendiz – Desenvolvendo Gerações.  Após cumprirem a capacitação proporcionada pelo programa, mais 30 jovens estrelenses na faixa etária dos 14 aos 17 anos puderam receber seus certificados, em ato que contou com a presença do Prefeito Estrela, Rafael Mallmann, do secretário Municipal do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth) de Estrela, José Itamar Alves, pasta responsável pela oferta do curso, além de familiares e outras autoridades.

Também participaram do evento o jornalista Fabiano Conte, que ministrou o curso; o coordenador da Agência do Sistema Nacional de Empregos (Sine) de Estrela, Roberto Cardoso Guimarães; o vice-presidente de eventos da Cacis, Leandro Kremer; Eder Follmann, coordenador do setor do trabalho da Sedesth; a diretora da Escola Estadual de Educação Básica (EEEB) Vidal de Negreiros, Cátia Silene Negri Musskopf e a coordenadora pedagógica Ana Paladini, convidadas frente ao grande número de alunos da escola que participaram das cinco turmas. Ao todo, o programa realizado com recursos do Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social, certificou mais de 150 jovens desde novembro. Esta foi a sexta e última turma que participou dos quatro encontros de formação, nos quais foram passados o atual e futuro contexto do mercado de trabalho; dicas, técnicas e de comportamento em geral, desde como se portar e falar em público e orientações para uma excelência no atendimento a pessoas, colegas e clientes.

O prefeito Mallmann destacou a importância do empenho da equipe do Governo na realização do curso e da necessidade de parcerias com o setor público e privado na busca de empregos e especialização da jovem geração, o que segundo ele em Estrela tem ocorrido. “E é necessário, pois com o dinamismo atual é importante a constante renovação, especialização dos nossos jovens”, diz. As parcerias, assim como também a necessidade de empenho por parte dos estudantes em aproveitar as oportunidades oferecidas, como no caso o Desenvolvendo Gerações, foram ressaltadas por Guimarães e Kremer. O secretário Alves comentou da alegria em ver jovens que participaram do programa já empregados. “E vamos ter parcerias com grandes empresas que vão abrir ainda mais vagas em breve”, revela.

Prestígio

Os irmão gêmeos Diulie e Diorgenes dos Reis Fonseca dos Santos (14) realizaram o curso juntos. Para receber os diplomas, contaram na solenidade com o prestígio dos pais do amigo Andrey Juan (12), que espera um dia poder fazer o curso também. “Foi importante, aprendi muitas coisas, como inclusive se portar em uma entrevista de emprego”, revela Diulie. Já Verônica Beatriz da Silva (17), resume. “Nos mostra em como ter cuidado ao lidar com as pessoas.” Sua mãe, Sônia Matter, agradeceu. “Na minha época a gente não tinha estas oportunidades. Que bom que ela está tendo.” Verônica é uma dos mais de 30 alunos do Vidal que participaram do curso. A diretora Cátia Musskopf explica o interesse. “Foram incentivados a isso, pois faz parte de um importante processo de formação, da qual a escola participa, em formarmos cidadãos.” Mais informações na Sedesth (Rua 13 de Maio, nº 398) e pelo telefone 3981-1215.

- publicidade -