Peixes são encontrados mortos no Arroio Schmidt entre Westfália e Teutônia

3576
Caso foi verificado pela reportagem na manhã desta terça-feira (08/05) / Crédito da foto: Gabriela Hautrive

Mais um caso de mortandade de peixes foi registrado no Arroio Schmidt, na Linha Cuba, entre Teutônia e Westfália. Através da informação de um morador, a reportagem da Folha Popular foi até o local e constatou o fato na manhã desta terça-feira (08/05).

São inúmeros animais mortos. A água apresenta cheiro forte e ruim. Cerillo Stoll, de 77 anos, conta que em quatro anos já presenciou mais de dez casos como este. “Sentimos o cheiro ruim, dai vamos verificar e encontramos os peixes mortos”, comenta.

Além do cheiro ruim, Stoll relata que a morte dos peixes prejudica a natureza e também o lazer de muitas pessoas. “Tem gente que vinha pescar, tomar banho no arroio, e agora não vem mais ninguém, não tem como vir, é até perigoso pegar alguma contaminação nessa água”, relata o morador.

Cerillo Stoll reside há 4 anos próximo ao arroio / Crédito da foto: Gabriela Hautrive

Stoll também fez um pequeno levantamento de quantas espécies de peixes há no local. Ele encontrou cerca de dez tipos de peixes mortos. Entre eles, lambari, traíra, jundiá, cascudo, mussum, entre outros. Stoll, assim como demais pessoas que residem próximas ao local, esperam por providências. “Sempre entro em contato com alguém, mas nunca resolvem. Dessa vez avisei a Prefeitura de Teutônia e me informaram que o problema vem de Westfália”, conta.

A reportagem fez contato com a assessoria de comunicação da prefeitura de Westfália e recebeu a informação de que o Departamento Municipal de Meio Ambiente já está averiguando a situação da mortandade de peixes.

- publicidade -