Agentes comunitários de saúde de Lajeado recebem novos tablets para cadastrar famílias

642
Agentes Comunitários de saúde receberam os primeiros tablets/Crédito da crédito: Jovana Dullius/Divulgação

A Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria da Saúde, adquiriu 62 tablets para os agentes comunitários de Saúde. Com investimento de R$40.237,88, foram comprados 50 tablets com recursos próprios e 12 por emenda parlamentar. A Secretaria da Saúde entregou nesta sexta-feira (11/05), tablets para as agentes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Centro/São José/Praia.

Agente Comunitária de Saúde há sete anos, Silvana Jung Pereira começou o seu trabalho utilizando papéis. “Antes, nós usávamos somente papéis. Tínhamos anotações por tudo. Com a chegada dos tablets, nosso trabalho se tornou mais ágil e mais prático”,destacou Silvana.

Os tablets serão utilizados por 89 agentes durante as visitas domiciliares, para registrar informações das famílias e identificar a situação de moradia e saúde. Com a nova tecnologia, o sistema é conectado diretamente por sinal de Wifi ao e-SUS. O e-SUS é um banco de informações de moradia e saúde do governo federal que coleta dados das famílias por seus municípios. Os dados possibilitam a geração de estatísticas que auxiliam o município e as ESFs na prevenção e promoção de saúde. Quanto mais dados cadastrados no sistema, maiores serão os repasses financeiros ao município.

“Esses novos tablets possuem mais ferramentas, são mais completos e possibilitam a coleta de informações com mais qualidade. Com o wifi disponível nessa tecnologia, a substituição tornará mais fácil e mais rápida a transmissão dos dados ao sistema e-SUS”, explicou o secretário da Saúde, Tovar Musskopf.

Os agentes comunitários de saúde são os profissionais mais próximos da população, o elo entre a comunidade e as unidades de saúde. Eles estão passando gradativamente por treinamentos antes de receberem os equipamentos.

- publicidade -