Representantes do Conselho Tutelar, Projeto Semear, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e da Secretaria Municipal de Assistência Social de Teutônia participaram nesta quinta e sexta-feira, dias 17 e 18, de qualificação em Estância Velha. Trata-se da 4ª Formação Continuada de Conselheiros Tutelares e de Direitos e do 1º Encontro Municipal de Combate à Exploração Sexual, promovido pela Associação dos Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Rio Grande do Sul.
Diversas atividades marcaram a programação, como palestras, oficinas e debates. Também houve palestras com a professora e ex-conselheira tutelar Maduca Lopes e com a deputada federal Maria do Rosário. Maduca destacou a importância do trabalho em rede, bem como as atribuições do Conselho Tutelar. “Criança e adolescente é prioridade absoluta. O Conselho Tutelar não é órgão de execução. Ele planeja e determina quem executa. Todas as respostas estão no Estatuto da Criança e do Adolescente”, salientou.
A qualificação visa aprimorar o trabalho em rede desenvolvido em Teutônia em prol das crianças e dos adolescentes. Dentre outros órgãos, integram a rede de proteção do município o Conselho Tutelar, o Projeto Semear (desenvolvido pela Secretaria de Educação), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e a Secretaria Municipal de Assistência Social.