Greve suspende temporariamente mais serviços em Estrela

1075
Aulas estão suspensas apenas na segunda-feira até nova avaliação

O prefeito Rafael Mallmann decretou, já na tarde de quinta-feira (24/05), situação de Calamidade Pública na Prefeitura de Estrela (Decreto nº 062/2018) em razão da falta de combustível, consequência da greve dos caminhoneiros e outras categorias. Nesta sexta-feira (25/05), mais decisões foram tomadas devido as dificuldades do abastecimento de carros leves, ônibus e caminhões. As aulas nas escolas da rede municipal estão suspensas na segunda-feira (28/05), assim como a coleta de lixo no interior do município, realizada sempre nos três primeiros dias da semana. Até nova avaliação, a coleta de lixo na cidade segue normalmente, assim como demais serviços.

Aulas

A Secretaria Municipal de Educação de Estrela (Smed) decidiu suspender as aulas na segunda-feira (28/05), tanto nas escolas de Educação Infantil (Emeis) como nas de Ensino Fundamental (Emefs) da rede municipal, visto as dificuldades para o transporte escolar de alunos e profissionais e a realização de outros serviços. Entre estes o não fornecimento dos itens para a produção da alimentação escolar, na Cozinha Central e nas escolas, como gás de cozinha. Uma reunião para a avaliação do contexto será realizada na própria segunda-feira para a tomada de decisão visando os demais dias da semana.

Coleta de lixo

Uma reunião emergencial na Secretaria do Meio Ambiente de Estrela definiu, na manhã desta sexta-feira (25/05), a suspensão temporária do serviço de coleta de lixo no interior do município. O motivo também é a dificuldade de a empresa terceirizada que presta o serviço abastecer os caminhões para realizar os mais de 500 quilômetros do roteiro da coleta. Uma força-tarefa deve ser montada após a situação de desabastecimento ser revertida para normalizar o recolhimento nestas localidades.

A coleta na área urbana está mantida até segundo momento. Pede-se no entanto que os moradores evitem colocar nas ruas lixo verde (podas de árvores e capinas), pois este não será recolhido a partir desta sexta-feira.

Demais serviços

O decreto estará em vigor até que a situação seja revertida, visando economizar combustível para a manutenção de serviços essenciais. Diante da situação, o Governo de Estrela já suspendeu a utilização dos veículos leves. Máquinas e caminhões também param a partir desta sexta-feira. O Governo salienta que não serão paralisados os serviços da área da saúde e segurança pública. Os demais atendimentos da Prefeitura seguem normalmente. Mas pensando na dificuldade que alguns servidores, em especial que residem em outros municípios, terão com o deslocamento, a Secretaria de Administração e Recursos Humanos está implantando o programa emergencial Carona Solidária. Outras reuniões serão realizadas nas próximas horas, que podem definir novas medidas. Decisões tomadas poderão ser conhecidas através do site da prefeitura (www.estrela.rs.gov.br) e da fanpage oficial.

- publicidade -