Alunos paveramenses participam de formatura do PROERD

1151
Tenente Márcio representou o 40º batalhão

Em clima de festa e com plateia cheia, alunos do 5º ano do ensino fundamental de três escolas das redes de ensino estadual e municipal de Paverama, participaram nesta quarta-feira, dia 11 de julho, da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd, da Brigada Militar.

Foram 53 estudantes das escolas EMEF Prudêncio Franklin do Reis, do Bairro Morro Bonito e EMEF Reinaldo Markus, do Bairro Fazenda São José, além dos alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Paverama, do Centro. A festa contou também com a presença de policiais militares, professores, familiares dos alunos e autoridades municipais. O evento aconteceu no Ginásio Católico do Centro.

O mascote do PROERD, o leão Daren, animou os jovens, que interagiu diversas vezes com os alunos durante a cerimônia. Como é de praxe durante as atividades do programa, nas escolas os alunos desenvolveram uma redação onde colocaram no papel aquilo que aprenderam na prática. Cada escola teve uma redação destaque.

O responsável por ministrar todo o curso do PROERD em Paverama foi o soldado Érik Bilhar, que destaca a importância do projeto e o empenho dos alunos.“O Proerd é um programa realizado pela Brigada Militar em parceria com as escolas, onde ministrei 10 aulas em três escolas do município. Acredito que esse programa quebra tabus, muitas vezes na “inocência” os pais colocam o policial como alguém a se temer, usando a comum frase:”se você não se comportar vou mandar a polícia te prender”. E essa aproximação com as crianças nas escolas faz com que eles percam esse medo e vejam o policial como um amigo, e levem para a vida todos os ensinamentos que lhes foram passados durante as aulas, como se manter longe das drogas, e do uso abusivo de álcool e cigarro, assim influenciando para que tenham uma vida mais saudável no futuro” disse Bilhar.

A finalidade do Programa, que é parte dos trabalhos da BM em ação conjunta com as escolas e a comunidade, é reconhecer pressões e influências diárias que levam os estudantes ao uso de drogas e à prática da violência.

O programa

Entre os objetivos do Proerd está o ensino aos estudantes de boas estratégias de tomada de decisão para ajudá-los a desenvolver habilidades que os permitam conduzir suas vidas de maneira segura e saudável, de modo que os jovens estejam capacitados para fazerem escolhas livres do abuso de drogas, violência e outros comportamentos perigosos. O Programa trabalha ainda questões de civismo, cidadania e valores humanos.

O Proerd foi criado em 1983 nos Estados Unidos e chegou ao Brasil em 1992.

Redações destaque:

Thayla da Silva – EMEF Prudêncio Franklin dos Reis;

Katielly Cardoso Rodrigues – EMEF Reinaldo Markus;

Isadora Maria Santos – Escola Estadual de Ensino Médio Paverama.

- publicidade -