Estrela voltará a sediar Fórum Internacional de Educação do Vale do Taquari no fim do mês

1013
Fórum Internacional de Educação do Vale do Taquari

Assim como ocorreu em julho de 2017, ao final deste mês Estrela voltará a ser sede de debates no quais a educação pautará os temas. O Fórum Internacional de Educação do Vale do Taquari, agendado para os dias 26, 27 e 28, deverá reunir milhares de educadores, sociólogos, políticos e demais profissionais em uma reflexão sobre o atual contexto e os novos rumos da área. A primeira fase de inscrições chegou ao fim na semana passada, já com mais de 900 inscritos. A segunda se estenderá até o próximo dia 23 de julho. O local do evento será o ginásio da Paróquia São Cristóvão, na Rua 1º Maio, 15, no Bairro Boa União.

Assim como em 2017, o fórum é promovido pela Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) e Associação dos Secretários Municipais de Educação do Vale do Taquari (Asmevat), conta com apoio do Governo de Estrela e tem organização da Educamax. Deve reunir mais de 1,3 mil pessoas. Nesta edição, atividades diversas como palestras, mesas redondas e formações abordarão temas como gestão escolar; desenvolvimento de docentes; a atual criança que chega à escola e a Base Nacional Comum Curricular, entre outros pontos.

Entre os convidados e palestrantes estarão os paranaenses Roberlayne de Oliveira Borges Roballo (professora do Setor de Educação, Departamento de Planejamento e Administração Escolar, da Universidade Federal do Paraná) e Geraldo Almeida Peçanha (psicanalista pela Sociedade Internacional de Psicanálise de São Paulo, pedagogo e psicopedagogo pela UNESP-SP). Também os gaúchos Roselane Zordan Costella (Doutora em Geografia; trabalha atualmente na Faculdade de Educação FACED/UFRGS e na Coordenadoria das Licenciaturas da UFRGS e o Programa de Incentivo de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/UFRGS) e Gabriel Perissé (Mestre em Literatura Brasileira e doutor em filosofia pela USP, professor universitário de Comunicação Visual, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Infantil). Presença internacional na edição será a do espanhol Federico Malpica (Diretor e fundador do Instituto Escalae, é doutor em ciências da educação e mestre em Gestão e Direção Educativa, pesquisador e consultor internacional em diversas intervenções educacionais nas esferas públicas e privadas).

Em 2017, por três dias os participantes debateram sobre os novos conceitos educacionais. Tendo então o Centro Comunitário Cristo Rei como local, foram apresentados modelos de renomados profissionais sobre processo de revolução pelo qual a educação passa. Entre outros, contou com a presença e palestras do educador português José Pacheco, fundador da Escola da Ponte, no Distrito do Porto, em Portugal; da diretora do Instituto Aprender a Ser, Emilia Cipriano; e Miguel Zabalza – Professor de Educação e Organização Escolar na Universidade de Santiago de Compostela.

Os valores das inscrições variam conforme o número de inscritos, de individual a grupos. Devem ser feitas no site www.forumdovaledotaquari.com. br mesmo link onde constam a programação completa da edição, como também dados dos palestrantes e outras informações.

- publicidade -