O prêmio O Futuro da Terra reconhece projetos que buscam o desenvolvimento da ciência e da tecnologia no estado. Este ano, e pela primeira vez, o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS), Noeli Juarez Ferla, será um dos homenageados na cerimônia. O evento, que está na sua 22ª edição, ocorrerá no dia 27 de agosto, às 19h30min, no auditório da Farsul, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio, durante a 41ª Expointer. A promoção é do Jornal do Comércio, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs).
O pesquisador desenvolve atividades de Controle Biológico Aplicado, com o uso de ácaros predadores. O objetivo é substituir os pesticidas com o uso de tecnologia limpa, para causar menos prejuízo na plantação. “É usada a liberação de ácaros fitoseídeos no controle de ácaros praga na cultura da soja, videiras, erva-mate, pessegueiros e principalmente de morango”, explica o coordenador. Com a colaboração que realiza com ácaros predadores na produção de morango nos Vales do Taquari e do Caí, está crescendo o número de predadores de morango ecológico nessas regiões. “Sem a utilização de pesticidas na produção, os produtores adquirem melhor qualidade de vida. Isso representa maior eficiência e ganhos na produtividade”, afirma.
O Futuro da Terra: saiba mais sobre o evento
A premiação homenageia pesquisadores, agricultores, cientistas e empresas que mais contribuíram para o desenvolvimento do agronegócio e preservação do meio ambiente por meio de práticas sustentáveis e inovadoras, assim como o estudo de Ferla. Nesta edição, os prêmios serão divididos em quatro categorias: Prêmio Especial; Cadeias de Produção e Alternativas Agropecuárias (grupo em que Ferla será contemplado); Preservação Ambiental; e Inovação, Tecnologia Rural e Empreendedorismo.