O incentivo à doação de órgãos é tema do Setembro Verde, campanha que promove nacionalmente a importância da ação e que tem no dia 27 a Celebração Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos. Nesta quinta-feira (13/09) a ação promovida no Rio Grande do Sul pela ONG ViaVida, chegou ao Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS). Roteiro gastronômico com apresentações culturais contou com o Quarteto Fascínio, mantido pelo Núcleo Cultural do Centro de Cultura e Turismo Bertholdo Gausmann. Parceria que será mantida em outras oportunidades.
Fundada em 2000, a ViaVida Pró-Doações e Transplantes visa, de duas maneiras, a redução da lista de espera para o transplante: divulgando a causa da doação de órgãos e promovendo ações de cuidados com a saúde, de modo a evitar as doenças que levam à necessidade de transplante. Desde 2004, a ViaVida mantém a Pousada Solidariedade, que já abrigou mais de duas mil pessoas carentes de todo o Brasil (cada uma com seu acompanhante) no pré e pós-transplante, sendo 60% crianças e adolescentes. Atualmente, a pousada hospeda pessoas do Piauí, Amapá, Paraíba, Acre, Distrito Federal, Santa Catarina e do interior do Rio Grande do Sul.
Além da Pousada Solidariedade, a ViaVida promove diversas ações de conscientização em escolas, empresas, feiras, congressos, sinaleiras e outros espaços. Entre elas, o roteiro gastronômico, no qual um restaurante diferente doa parte da renda do dia para a ONG. O desta quinta-feira foi realizado no Bar do Beto, como parte da divulgação da campanha junto ao público interno do TRT e comunidade jurídica. Contou, além do Quarteto Fascínio, com a presença de artistas como Daniel Torres, João de Almeida Neto e seus músicos acompanhantes e tem apoio integral do tradicionalista Renato Borghetti. A participação do quarteto estrelense foi renovada e será repetida em outros eventos do ViaVida. Mais informações com o regente Bernardo Hunecke (telefone 99118-1204).