Na tarde desta segunda-feira (17/09), foi realizado, no Centro Avançado de Saúde Mental (Casa Mental), no Bairro Canabarro, o plantio de mudas de girassol, em alusão ao Setembro Amarelo. A campanha, que acontece desde 2015 no Brasil, tem como objetivo conscientizar as pessoas quanto a prevenção do suicídio.
Na oportunidade, os pacientes do serviço plantaram girassóis para simbolizar a vida e o desejo de melhora. A flor foi escolhida por representar a felicidade e, sua cor amarela, simbolizar calor, lealdade, entusiasmo e vitalidade, refletindo a energia positiva do sol. Neste sentido, acredita-se que traz sorte e boas vibrações ao ambiente.
A equipe da Casa Mental, juntamente com a equipe de saúde mental do Hospital Ouro Branco, ressaltou aos pacientes a importância deles para o serviço, bem como os objetivos do Setembro Amarelo. Além disso, foram realizados diversos trabalhos com os grupos do Centro Avançado de Saúde Mental sobre o tema.
Estima-se que 10 a 20 milhões de pessoas tentam o suicídio anualmente no mundo. Por dia, 32 pessoas morrem no Brasil por este motivo, sendo que 90% dos casos poderiam ter sido prevenidos. O Rio Grande do Sul é o estado com o maior índice de suicídios, com destaque para a região do Vale do Taquari e Rio Pardo.
Falar é a melhor solução. Caso você ou alguém próximo precise de ajuda, entre em contato com o Casa Mental pelos telefones (51) 3762-7800 e (51) 9 98577-2865, com o Centro de Valorização da Vida pelo 188 (ligação gratuita e sigilosa) e com o Hospital Ouro Branco pelo número 3762-1600.