Em coletiva de imprensa, realizada na Sala de Reuniões do Gabinete no início da tarde desta quinta-feira (11/10), o prefeito de Carlos Barbosa, Evandro Zibetti, abriu a coletiva de imprensa que tratou sobre os atos de vandalismo ocorridos na madrugada do dia 30 de setembro, na Rua Coberta, Centro do Município. No encontro foram apresentadas as medidas punitivas aos autores do vandalismo (Lei 3.468/2017), com base em imagens de câmeras do videomonitoramento.
Zibetti salientou que o Município é ordeiro e sempre referenciado pela qualidade das pessoas que habitam na cidade. “Por isso, não podemos permitir que estas situações continuem acontecendo, o Poder Público, a Brigada Militar e a Polícia Civil, estão engajados para proporcionar o melhor para o Município, mas a sociedade também precisa participar deste processo, visto que, todos nós Somos Carlos Barbosa”, enfatizou.
O secretário Municipal de Segurança e Trânsito, Grandemelo Rodrigues dos Santos, informou que cinco servidores efetivos trabalham 24 horas por dia, com escala de seis horas cada, monitorando toda movimentação na área onde tem câmeras de videomonitoramento. Além disso, ressaltou que cada vez mais estão aproximando o trabalho da Administração Municipal com a Polícia Civil e Brigada Militar.
Assim, comentou que, a partir da conclusão do inquérito referente ao fato constatado na Rua Coberta, a Administração Municipal tomará as medidas previstas na Lei Antivandalismo, nº 3.468/2017. “Inclusive vamos adotar um procedimento interno, previsto na lei, de cobrança de multa pelo ato praticado pela turma. Queremos que as pessoas se deem conta de que o Poder Público não está omisso a estes casos que acontecem. Em todos os casos em que identificamos a autoria, estamos adotando medidas para coibir e punir.”, ressaltou. Além disso, esclareceu que o Poder Público Municipal não gerencia Polícia Civil e Brigada Militar, e que a Secretaria de Segurança e Trânsito é o elo de ambas instituições de segurança no Município.
O Comissário de Polícia, Luciano Baroni, salientou a dedicação dos servidores que operam o videomonitoramento, pois auxiliam a Polícia Civil em muitos tipos de crime, com imagens muito boas. Referente ao fato na Rua Coberta, explicou que a investigação começou com registro de ocorrência e imagens entregues pela Secretaria de Segurança e Trânsito. Inicialmente, foi identificado como vandalismo, mas o apurado foi que o dano ocorreu em decorrência de uma briga generalizada, com vários jovens, incluindo muitos menores de idade. A partir disso, foi constatado que o fato aconteceu por causa de rixa preexistente entre os grupos e conforme as imagens, a partir das 4h30 iniciou a confusão.
Baroni ressaltou que os envolvidos, maiores de idade, serão indiciados e responderão por dano qualificado, pena prevista de 06 meses à 3 anos e multa e também pelo crime de rixa, com previsão de 15 dias a 02 meses ou multa. E, dois serão indiciados por fornecer bebida alcoólica para menores, com pena prevista de 2 a 4 anos e multa. No procedimento especial para menores, quatro jovens com idades entre 16 e 17 anos estão envolvidos, os quais serão intimados para responder por dano qualificado e rixa, no Ministério Público. Com isso, informou que são cinco indiciamentos aos maiores e quatro jovens estão envolvidos no procedimento especial para menores.
Em seu pronunciamento, o tenente da Brigada Militar, João Carlos da Silva dos Santos, destacou que a função da instituição é atuar antes do crime acontecer, mas tendo em vista que são poucos brigadianos atuando nos Municípios de Carlos Barbosa e Garibaldi, e as ocorrências são muito maiores na cidade vizinha, (Garibaldi) acaba se tornando difícil atender todos incidentes. Além disso, ressaltou que em conversa com o Sub-Comandante Major Martinelli e o Comandante da 1ª Companhia, Capitão Schuh, para encontrar maneiras de reforçar o policiamento em Carlos Barbosa, principalmente nos finais de semana, farão esforço para deslocar uma patrulha até aqui, amenizando e evitando estes acontecimentos.
Estiveram presentes à coletiva: o prefeito Evandro Zibetti, o vice-prefeito Beto Da-Fré, o secretário de Segurança e Trânsito, Grandemelo Rodrigues dos Santos e demais secretários; tenente da Brigada Militar, João Carlos da Silva dos Santos, o comissário Luciano Baroni, representando a Polícia Civil, representantes do Conselho Tutelar, Bombeiros Voluntários, servidores públicos e imprensa.