Conferência discute metas e estratégias do Plano Municipal de Educação de Teutônia

675
Conferência discutiu as metas e estratégias do Plano Municipal de Educação/Crédito da foto: Édson Luís Schaeffer/divulgação

Nesta quinta-feira (18/10), o ginásio da Escola Municipal de Ensino Fundamental Leopoldo Klepker, do Bairro Alesgut, em Teutônia, sediou a 1ª Conferência para Avaliação do Plano Municipal de Educação. Na oportunidade, profissionais da educação e comunidade discutiram todas as estratégias de cada uma das 20 metas do Plano Municipal de Educação.

O documento-base do Plano, que contempla as metas e estratégias, foi avaliado e adequado à realidade atual. Durante a discussão nos pequenos grupos, também foi possível avaliar e monitorar a aplicação de cada estratégia, com ajustes necessários para a sua execução, indo ao encontro do que prevê o Plano Nacional de Educação.

As discussões iniciaram em pequenos grupos de estudos e, posteriormente, foram levadas à plenária final, ocasião em que as alterações sugeridas em cada estratégia foram analisadas e colocadas para a votação do grande grupo. As metas 17 e 18 tiveram amplo debate, uma vez que tratavam da valorização dos profissionais do magistério, bem como do plano de carreira da categoria. Os principais questionamentos visavam maior entendimento das alterações propostas, tendo em vista que estas estratégias constarão no plano para execução até 2020, quando deve ser realizada nova conferência.

A Conferência é considerada o norte necessário para revisitar o Plano Municipal de Educação, com olhar crítico e atento sobre as conquistas e desafios. Ademais, foi uma oportunidade de dar voz à sociedade, com o objetivo de melhorar a educação, que é uma política de Estado e não de governo.

Plano Municipal de Educação, uma conquista da sociedade

Antes de iniciar a discussão nos pequenos grupos, a conferência contou com palestra ministrada pela mestra e doutora em Educação Viviane Inês Weschenfelder, que falou sobre os desafios dos Planos Municipal e Nacional de Educação e esclareceu dúvidas dos participantes. “A metas são nacionais, mas se concretizam no lugar onde vive o sujeito a quem o direito deve ser garantido”, afirmou.

Ela observou, ainda, que o Plano Municipal de Educação representa desafios para todos os municípios. “Aqui sabemos que isso não é diferente. Mas o que diferencia esta região é o comprometimento que vocês têm com a educação”, frisou.

Viviane considera que uma das maiores conquistas da sociedade foi com que cada município tivesse o seu Plano Municipal de Educação. “Assim, temos todos os segmentos ajudando a construir a educação conforme a sua realidade, mas, ao mesmo tempo, alinhada ao Plano Nacional de Educação”, expôs.

Construção de uma educação cada vez melhor

Durante a solenidade de abertura, que ainda contou com a apresentação do Coral Municipal de Teutônia (regido pelo maestro Martin Altevogt), o presidente da Associação dos Professores Municipais de Teutônia, Carlos Evandro Schneider, destacou o compromisso de todos os presentes à conferência. “Peço muita atenção e cuidado. Prevejam direitos e questões legais. Vamos juntos construir uma educação melhor”, frisou.

A presidente do Conselho Municipal de Educação, Rosely Schneider, lembrou que o Plano Municipal de Educação foi criado em 2016. “A lei maior diz que o plano deve ser monitorado e é o que vamos fazer hoje. Muitas estratégias estão sendo alcançadas, como a Educação Infantil, o turno integral e a educação inclusiva. Que façamos um trabalho de muito empenho, para que tenhamos uma educação cada vez melhor”, enalteceu.

O secretário de Educação Paulo Brust, colocou que falar sobre educação é um desafio grande. “Hoje falaremos sobre metas e estratégias, mas temos que ter como foco a educação de Teutônia, das crianças que estão em nossas mãos. Para mim, valorização é ser tratado com respeito e promover o diálogo. Que este dia seja de muitas soluções para a nossa educação”, ressaltou. Brust aproveitou ainda para prestar contas das ações desenvolvidas pela pasta.

O prefeito, Jonatan Brönstrup, lembrou aos presentes sobre a importante missão de definir os rumos da educação. “A responsabilidade que vocês têm em suas mãos é grande e desafiadora, ainda mais quando o município tem que assumir, cada vez mais, responsabilidades que são de competência do Estado e da União. Saibam que temos extrema confiança no trabalho que vocês desenvolvem e que saberão tomar os rumos certos para que tenhamos um Plano Municipal de Educação de excelência, garantindo uma educação cada vez melhor aos nossos alunos, que são nosso futuro”, sublinhou.

Brönstrup ainda destacou a importância dos professores. “Continuem exercendo o dom de ensinar, com muito amor. Afinal, vocês fazem da escola o seu segundo lar e dos alunos a sua segunda família. E é isto que faz a diferença, todos os dias, na vida dos seus alunos. Muitos podem até não demonstrar, mas não tenho dúvidas que, para seus alunos, vocês são o porto-seguro e o espelho de cidadãos comprometidos com aquilo que fazem”, afirmou.

- publicidade -