Juíza eleitoral relata tranquilidade no andamento das eleições em Teutônia

1007
Cadastro reserva será para cinco áreas de atuação nas salas de aula

A juíza eleitoral de Teutônia, Ângela Lucian, fez uma avaliação do andamento das eleições em Teutônia até o momento. Segundo ela, o clima é tranquilo e com registro de menos filas que no segundo turno. Conforme a juíza, o que explica o cenário de tranquilidade é o fato de serem apenas dois candidatos para votar, além de outros fatores. “Os mesários estão mais experientes e os problemas com a biometria diminuíram. Orientamos os eleitores já no início da votação, dizendo que primeiro se vota para governador e depois para presidente, o que também está facilitando a votação. No primeiro turno foi constatado a falta de cola das pessoas que chegavam no local e não sabia em quem votar”, explica Ângela.

Auditoria das urnas
Segundo a juíza foram instituídas auditorias nas urnas durante a votação. “Se o eleitor alega que não aparece o seu candidato na urna, primeiro nós perguntamos para ele em qual cargo ele está votando e o que está escrito na urna. O fiscal orienta o eleitor e após confirmado que todos os candidatos estão na urna o eleitor termina o seu voto. Tudo é registrado e a urna está auditada, comprovando que não existe nenhuma fraude. Estamos fazendo isso em todas as urnas que surgem problemas”.

Denúncia de crime eleitoral
Durante a votação, se houver algum registrado envolvendo eventual crime eleitoral, o eleitor deve informar o caso ao Sistema Pardal, no site do TCE ou do TRE.

- publicidade -