Internautas que ameaçaram ou incentivaram violência contra professores de Teutônia vão responder criminalmente pelos comentários ofensivos. A informação foi repassada através de nota da Associação de Professores de Teutônia. Conforme a nota, ficou decidido que “as pessoas envolvidas serão impetradas criminalmente via Ministério Público, onde serão averiguadas as implicações do referido ato do ponto de vista penal, e civilmente, via Prefeitura de Teutônia, em defesa total e irrestrita ao seu quadro de servidores”. A nota ainda reitera o repúdio aos atos e reafirma a defesa dos profissionais de educação.
As supostas ameaças, inclusive de morte, foram feitas em comentários do Facebook em uma discussão sobre um evento com a temática “gênero”. O grupo de estudos do Coletivo Tônias debateria a temática “Estudos de gênero e currículo escolar”, em um de seus eventos mensais. A atividade não tinha relação alguma com a Secretaria de Educação de Teutônia. Porém, repercutiu como se fosse um projeto para incluir a temática nas escolas, o que não procede, conforme explicado pela administração municipal. O evento do Coletivo, inclusive, não ocorreu devido às polêmicas. Tanto o Coletivo, quanto a administração municipal e a Associação de Professores emitiram notas reiterando o repúdio às ameaças e esclarecendo os fatos.
Confira a nota da Associação de Professores sobre os novos fatos
“Prezad@s Associad@s…
Bom dia…
Estivemos reunidos na tarde de ontem, dia 07/11, com representantes da Secretaria Municipal de Educação, do Conselho Municipal de Educação, do Fórum Municipal de Educação e com o Procurador Municipal, Sr. Dr. Juliano André Heisler, para dirimir sobre a situação ocorrida nos dias 25 e 26 do mês passado, quando um grupo de pessoas “afrontou” os Professores e Professoras municipais de forma desleal, grosseira e totalmente descabida, chegando ao cúmulo, de estimular violência gratuita e supostas ameaças de morte.
Ficou determinado que as pessoas envolvidas serão impetradas criminalmente, via Ministério Público, onde serão averiguadas as implicações do referido ato do ponto de vista penal, e civilmente, via Prefeitura Municipal de Teutônia, em defesa total e irrestrita ao seu quadro de servidores, no qual serão dirimidas as questões de causa de danos a toda uma categoria profissional.
Reiteramos nosso repúdio aos acontecimentos e reafirmamos nosso compromisso em defesa de nossa classe, por entender que, sempre que houver discordância, o diálogo é a melhor solução e, que qualquer outra forma de resolução de conflitos que ameace a integridade moral e física, ou mesmo à vida, deve ser combatida de forma veemente, sempre buscando um ambiente saudável de convivência, respeitando à diversidade de opiniões.
Na oportunidade, queremos novamente agradecer o empenho e a presteza da Administração Municipal, representada pelo Prefeito Jonathan, pelo Secretário Paulo e pelo Procurador Municipal, no atendimento a esta demanda tão importante que impacta diretamente em nosso trabalho diário.
Abraço fraterno a tod@s.
Carlos Evandro Schneider
Presidente.
#juntossomosmaisfortes”
Ahhh Bolsonaro vendo isso…