No dia 21 de novembro, ocorre a terceira edição da Tenda da Cidadania, uma promoção do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Teutônia. Desta vez, a iniciativa contemplará a comunidade do Bairro Alesgut. Das 15h às 18h30min, junto à Escola Municipal de Ensino Fundamental Leopoldo Klepker, as famílias podem se inscrever e atualizar o Cadastro Único, para que estas possam continuar tendo direito a diversos programas sociais concedidos a pessoas de baixa renda ou em vulnerabilidade.
Conforme o Cras, com base nas regras da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania, é obrigatória a inclusão das famílias que tem algum membro beneficiado com o Benefício de Prestação Continuada (BPC). O prazo para a inscrição dessas famílias é até o final deste ano.
Para inscrição e atualização é necessário que sejam apresentados os seguintes documentos de todas as pessoas que moram na mesma casa:
-Carteira de Identidade;
-CPF;
-Carteira de Trabalho;
-Título de Eleitor;
-Certidão de Nascimento ou Casamento;
-Uma conta de luz;
-Comprovante de renda;
-Frequência escolar.
A Tenda da Cidadania tem o objetivo de aproximar os serviços da Secretaria de Assistência Social e do Cras da comunidade. Na ocasião, enquanto aguardam para serem atendidas, as famílias podem conhecer os diversos serviços prestados pelo Cras, bem como esclarecer dúvidas sobre o Cadastro Único. As duas primeiras ações ocorreram no Loteamento Morada do Sol e em frente ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), ambas no Bairro Canabarro.
Segundo a coordenadora do Cras, Suzana Kilpp Dickel, com a Tenda da Cidadania se oportuniza que todos os beneficiários de programas sociais tenham a oportunidade de atualizar seus dados no Cadastro Único, tendo em vista o horário diferenciado e a proximidade com a comunidade. “Nem todos tem disponibilidade de locomoção ou de horários para vir até nós. Com a Tenda da Cidadania, nós vamos até o território familiar. E, muito mais que uma oportunidade para atualizar o seu cadastro, a comunidade pode conhecer melhor seus direitos e as inúmeras ações que desenvolvemos em prol dela”, ressalta.
Mais informações sobre a iniciativa podem ser obtidas junto ao CRAS, no Bairro Centro Administrativo, pelos telefones (51) 3762-8377 ou (51) 98577-0324, ou na Secretaria de Assistência Social, pelo telefone 3762-7795.