Com receitas que despertam memórias afetivas, foram encerradas as atividades da disciplina Nutrição no Envelhecimento do curso de Nutrição da Univates de Lajeado, na terça-feira (28/11). O momento reuniu idosos acompanhados pelos estudantes do curso ao longo do semestre no Ambulatório de Nutrição, quando os pacientes recebiam atendimento nutricional com orientação, entrega de plano alimentar e avaliação nutricional completa.
Durante o semestre, seis idosos atendidos no Ambulatório de Nutrição e seis idosos da família das alunas falaram sobre algum prato que lhes despertam memórias afetivas, e entregaram as suas receitas para que fosse elaborado um livro, entregue ao grupo durante a atividade de encerramento. Os participantes também orientaram as estudantes sobre a preparação dos pratos.
Neli Maria Conte, 67 anos, paciente do Ambulatório de Nutrição desde agosto de 2017, comemorou o seu aniversário com a turma. “Foi maravilhoso! Eu não tenho nem palavras. Só tenho que agradecer às nutricionistas e às meninas que me acompanharam. Eu achei que estava tudo perfeito. Foi muito bom, pois pudemos conhecer outras pessoas”, disse ela, acrescentando que a atividade foi tão válida que gostaria que acontecesse mais vezes. “Outra vez que tiver eu quero participar, pois gostei muito. O meu muito obrigada a vocês pela atenção que sempre dão para a gente”, finalizou.
A estudante Nathascha dos Santos Trindade resume que a vivência com idosos proporciona momentos de aprendizado e a possibilidade de conhecer a história dessas pessoas, que é gratificante. “Tanto os acompanhamentos efetuados com os pacientes quanto a aula prática realizada pela disciplina Nutrição no Envelhecimento foram enriquecedores para a troca de experiências e nossa formação acadêmica”, avalia.
Para a coordenadora do curso e professora da disciplina, Fernanda Scherer Adami, essa atividade se propõe a aliar o ensino-serviço com o objetivo de proporcionar aprendizagem significativa aos estudantes e aos idosos presentes. A coordenadora do Ambulatório de Nutrição, Franciele Machado, acrescenta que essa parceria entre ensino, serviço e comunidade é muito enriquecedora para todos os envolvidos. “Nos oportuniza aprender, ensinar, pensar, conhecer e influenciar vidas. Isso é muito gratificante”, finaliza.
Confira os pratos apresentados pelos participantes:
Galinhada;
Feijoada carioca;
Churrasco;
Carreteiro;
Waffle;
Peixe assado;
Peixe frito;
Arroz de forno;
Lasanha de berinjela;
Torta de moranga;
Bolo de nozes;
Clês (ou preguiça de sogra ou nhoque).