O 1º de dezembro é marcado em todo o planeta como o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Em Estrela a data será mais uma vez marcada por ação extra de prevenção e conscientização. Como ocorre desde 2000, a Secretaria de Saúde de Estrela promoverá neste sábado (1º/12), a realização de exames rápidos e gratuitos da doença foco e outras enfermidades, além da distribuição de material informativo e preservativos à população, em ação centrada na unidade da Avenida Rio Branco, 1.127, das 8h às 16h, sem fechar ao meio-dia.
Executada pelo Serviço de Assistência Especializada (SAE) HIV/Aids, a ação proporcionará a realização de exames rápidos de HIV e também de hepatite B e C e sífilis, além de coleta para exames citopatológicos de colo uterino (pré-câncer) e aferição de pressão. No ano passado foram mais de 40 atendimentos. Para a realização dos testes será exigida apenas a apresentação de um documento de identificação com foto e o cartão SUS. Não é necessário ser morador de Estrela, pois o SAE em Estrela funciona em parceria entre o Município e o Governo Federal, atendendo regionalmente pacientes na unidade, das 7h às 14h, de segunda a sexta-feira, com exames também realizados gratuitamente.
O Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi uma decisão da Assembleia Mundial de Saúde, em outubro de 1987 com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU). A data 1º de dezembro serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/Aids. A escolha seguiu critérios próprios das Nações Unidas. No Brasil a data passou a ser adotada a partir de 1988, por uma portaria assinada pelo Ministério da Saúde.