
A colocação de asfalto fresado na Rua João Reinaldo Saffran, em Lajeado, no Bairro São Bento, levou os moradores da região a comemorarem a obra no final do ano. Uma das estradas mais movimentadas da região, já que liga o bairro São Bento à Avenida Benjamin Constant, no Bairro Moinhos d’Água, a obra era esperada há anos. A melhoria foi realizada pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos, da prefeitura de Lajeado, com o uso de asfalto fresado.
“Moramos aqui há 22 anos. No começo, não transitava quase ninguém. Hoje, é uma das ruas mais movimentadas, e a poeira invadia a nossa casa. Com as obras, diminuiu muito a quantidade de poeira”, contou a cabeleireira Rosane Wolschick (50), que mora na rua e disse estar satisfeita com as obras.
Cerca de 900 metros da Saffran receberam 62 cargas de asfalto fresado, desde a Escola Municipal de Ensino Fundamental São Bento até a ponte do Arroio Saraquá. Este tipo de material consiste em uma camada de asfalto reutilizado, mas em boas condições. O produto foi reaproveitado a partir de obras de recapeamento da RS-130.
“Foi necessário realizar a limpeza, o alargamento e a base da rua. Depois colocamos o material sobre o percurso. Isso vai ajudar muito a quem transita naquela região, reduzindo riscos e melhorando as condições da via. Mesmo sendo um material de reuso, ele melhora muito as condições da rua”, explica o titular da Seosp, Fabiano Bergmann.
Além desta, as ruas Pedro Beuren, em Alto Conventos, e a Henrique Carlos Becker, no bairro Igrejinha, também receberam o material. Segundo Fabiano, pelo menos outras 40 cargas foram colocadas nestas ruas. O uso do material também está sendo adotado em acessos de empresas localizadas no município. No total, a prefeitura já recolheu 220 cargas do material asfáltico da RS-130.