Para muitas pessoas, o início do ano representa o começo de um novo ciclo. Por estimular a reflexão e a possibilidade de reescrever uma nova história, o primeiro mês do ano foi escolhido para abordar a saúde mental.
Em Garibaldi, o Janeiro Branco é lembrado com diferentes atividades, realizadas pela prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, com apoio da SER Psi e Fisul. Neste sábado (19/01), uma caminhada sairá da Praça Loureiro da Silva às 16h, em direção à Estação Ferroviária. O objetivo da ação é chamar a atenção da comunidade para os cuidados com a mente, e não apenas o corpo.
O equilíbrio psíquico combate muitos dos maiores problemas de saúde emocional, como depressão, suicídio, agressividade, ansiedade, medos, drogadição, alcoolismo e comportamentos compulsivos.
Toda a população é convidada a participar da caminhada, vestindo a cor branca, em alusão à causa. Haverá a distribuição de material informativo ao longo do percurso. Em caso de chuva, a mobilização será realizada no sábado seguinte, no dia 26 de janeiro.
Palestras
No dia 29 deste mês, terça-feira, a comunidade terá uma oportunidade para se informar sobre os cuidados com a saúde emocional, em uma palestra que será oferecida gratuitamente no auditório da Fisul, a partir das 19h30min. Os psiquiatras César Reichert e Verônica Lazzari abordarão o tema “Quem cuida da mente, cuida da vida”.
No mesmo dia, também haverá uma palestra sobre o tema direcionada aos profissionais da saúde, no auditório do Pronto Atendimento Médico (PAM) 24h, a partir das 15h.