Jovens são flagrados depredando o Parque Princesa do Vale

1063
Quatro rapazes, dois menores de idade, agiram por volta das 2 horas da manhã
Câmeras de vigilância flagraram quatro indivíduos pichando o pórtico de entrada do Parque Princesa do Vale, em Estrela, por volta das 2h da madrugada desta terça-feira (29/01). Três deles, sendo dois menores de idade e moradores de Estrela, foram detidos. Eles tem 16, 17 e 18 anos. Os menores foram liberados após a chegada dos pais e responderão a um Boletim de Ocorrência Circunstanciado baseado na Lei de Crimes Ambientais (Lei 9605/98). Já o maior de idade também foi liberado, mas responderá a um Termo Circunstanciado embasado no artigo 65 da mesma lei, e pode ser condenado a uma detenção de seis meses a 1 ano. O vigia do local foi quem fez o primeiro contato com a Brigada Militar. Com eles, foram encontrados tinta spray e fitas adesivas. O parque é constantemente alvo da ação de depredadores.
O secretário da Esportes e Lazer (Smel) do município, Julio Saldanha Pereira, ressalta que os gastos na manutenção dessas constantes depredações impedem um investimento ainda maior em outras melhorias. “Recentemente, promovemos reforma da academia ao ar livre, a construção de novos espaços de convivência como bancos e mesas. As quadras e canchas receberam pintura e areia, novos alambrados estão sendo instalados, as redes foram trocadas e o corte da grama e da vegetação é feita rotineiramente. Em andamento também estão as trocas dos postes das quadras de futebol 7 e areia. Em breve vamos instalar um sistema icehot, com água quente e gelada e há o projeto para cobertura da quadra de basquete”, relata ele.
“Os investimentos são constantes no local, mas outros deixam de ser realizados porque os gastos com o reparo de peças quebradas e sujeira ocasionada por usuários irresponsáveis é muito grande. E há, claro, aquela ocasionada pelo uso do local, que é área de grande circulação e sempre recebe grandes eventos”, explica.
Para o secretário de Administração e Recursos Humanos de Estrela, Jônatas dos Santos, as 24 câmeras de alta definição instaladas em pontos estratégicos da cidade têm contribuem significativamente no combate a crimes, seja na repressão ou na identificação dos indivíduos. “Nossa meta é, em breve, poder ampliar este sistema e seguir equipando, de maneira independente, como ocorreu no Parque Princesa do Vale, outros pontos públicos”, conclui.
- publicidade -