A Escola de Verão em Biotecnologia objetiva despertar o interesse dos alunos de graduação dessa área. O encontro teve início nesta segunda-feira (28/01), na Universidade do Vale do Taquari – Univates e segue até sexta-feira (1º/02). As atividades reúnem 21 estudantes de graduação das instituições de ensino: Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), além de alunos da própria Instituição.
O evento é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) da Univates e patrocinado pelas empresas Regenera Biomoléculas do Mar, Analítica e Meck.
Entre as atividades durante a semana estão as aulas que tratam da área com relação à farmacologia de produtos naturais, os aspectos nutrigenéticos de marcadores bioquímicos, antropométricos e comportamentais e as implicações para doenças multifatoriais, caracterização fisiológica e molecular de plantas sob estresses ambientais e em associação com microrganismos.
Serão abordados assuntos referentes à cadeia produtiva do leite, à seleção e caracterização de microrganismos com potencial de uso biotecnológico, à aplicação de marcadores moleculares no estudo da saúde reprodutiva animal e humana e à bioecologia e ao controle de ácaros no Rio Grande do Sul. Além disso, os participantes irão realizar estágio em grupos de pesquisa científica no turno da tarde.
O estudante David Fagundes estuda na Uergs e está participando do projeto. “Espero aprender mais sobre a área da biotecnologia, nas áreas animal e vegetal”, explica. Ele está animado para a experiência de estágio que o evento proporciona. É a primeira vez que visita a Univates e pretende conhecer o campus e a estrutura da Universidade.
PPGBiotec recebe inscrições em fluxo contínuo
Até 31 de agosto o mestrado e o doutorado do PPGBiotec da Univates recebem inscrições por meio do edital de fluxo contínuo, no endereço www.univates.br/ppgbiotec/processo-seletivo.
As aulas são oferecidas no regime presencial e regular, ocorrendo semanalmente nas sextas-feiras à noite e aos sábados de manhã, no período de abril a dezembro de cada ano.
O programa concentra-se nas áreas de Biotecnologia Agroalimentar, com linhas de pesquisa em Biotecnologia na Produção Primária de Alimentos e Biotecnologia na Produção Industrial de Alimentos, e de Biotecnologia em Saúde, com linhas de pesquisa em Detecção e Caracterização de Microrganismos e Aspectos Moleculares em Processos Fisiopatológicos.
Mais informações podem ser obtidas no site www.univates.br/ppgbiotec ou pelo e-mail [email protected].