Conferência Municipal do Idoso define prioridades e delegados em Estrela

Primeira edição de evento conta com grande participação de pessoas de mais idade e demais representantes da comunidade

758
Mais de cem pessoas participaram das atividades, muitas delas representantes da Terceira Idade/ Crédito da foto: Rodrigo Angeli/ Divulgação

O dia 12 de março de 2019 será histórico para as pessoas e entidades estrelenses envolvidas nas causas sociais relacionadas às pessoas de mais idade. Nesta terça-feira (12/03) foi realizada a 1ª Conferência Municipal do Idoso.

- publicidade -

Palestras, debates e outras atividades foram desenvolvidas ao longo da programação, no salão da Oase da Comunidade Evangélica Luterana. “Os desafios de envelhecer no Século XXI e o papel das políticas públicas” foi o tema do evento, que teve como palestrantes centrais a promotora de Justiça Andrea Almeida Barros e o professor Leonildo José Mariani, ex-prefeito do município.

A conferência foi promovida pela Secretaria do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth) e Conselho Municipal do Idoso de Estrela. Além da discussão em torno do tema central, a iniciativa buscou acertar as bases e eleger as prioridades que o Conselho Municipal, presidido por Lorena Hauschild, levará para a 6ª Conferência Estadual da Pessoa Idosa, agendada para os dias 31 de maio, 1º e 2 de junho, em Porto Alegre, e posteriormente à conferência nacional.

“Temos muitos idosos desamparadas. Muitos casos que nem são de conhecimento de alguém. Pessoas que estão esquecidas as vezes em quartos, ou em suas pequenas casas. E olha que chegar à idade mais avançada com um lugar para morar que possa ser chamado de seu, em boas condições, é ainda algo para poucos”, destaca Lorena. “Mas não é apenas isso. Temos que discutir e buscar o acesso destas pessoas às opções de lazer, transporte, assistência social e, é claro, saúde, sempre valorizando o respeito com que merecem ser tratadas. Muito do que se discute aqui vira lei, por isso um momento tão importante.”

A programação foi aberta às 9h. Mais de cem pessoas assinaram a lista de presença, muitas delas representantes da Terceira Idade. A solenidade contou com a presença de autoridades, entre elas o vice-prefeito Valmor Griebeler, os secretários municipais José Itamar Alves, Jônatas dos Santos, Elmar Schneider, Marcelo Braun e representantes de entidades como o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Emater, Lions Clube, Apae, Comunidade Evangélica, presidentes e conselheiros de outros conselhos municipais.

Aos presentes, o vice-prefeito Griebeler ressaltou. “Obras realizamos muitas, mas mais importante do que isso é gerar ações públicas voltadas ao bem-estar social, e neste momento não podemos jamais esquecer as pessoas de mais idade. Estas devem se fazer ouvir e apresentarem a nós as suas prioridades.” O titular da Sedesth, José Itamar Alves, destacou o esforço que as equipes de governo envolvidas nesta área estão desprendendo para que sejam conquistados avanços. “E foram muitos ao longo dos últimos anos. Mas este é um trabalho que precisa ser constante, merece toda nossa atenção e contar cada vez mais também com a participação ativa da sociedade.”

Após a abertura oficial, foi lido o regulamento interno da Conferência e realizadas as palestras com os convidados. A promotora de Justiça Andrea Almeida Barros e o professor Leonildo José Mariani desenvolveram suas teses em torno dos eixos temáticos da conferência, que entre outros pontos trataram dos direitos fundamentais na construção/efetivação das políticas públicas (Saúde, Assistência Social, Previdência, Moradia, Transporte, Cultura, Esporte e Lazer); educação: assegurando direitos e emancipação humana; enfrentamento da violação dos direitos humanos da pessoa idosa; Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.

À tarde, os trabalhos foram retomados com apresentação do Coral do Gracie. Partiu-se então para a formação de grupos que discutiram os temas abordados, avaliaram ações já desenvolvidas no município, propuseram meios para a atuação de órgãos governamentais e estratégias para uma maior promoção de defesa dos direitos das pessoas idosas. Depois, em plenária, foram definidas e aprovadas as prioridades que serão levadas para a Conferência Estadual. Também foram eleitos os delegados e suplentes ao mesmo evento. Titular governamental: Lorena Hauschild; Suplente governamental: Maria Ivone Weber; Titular sociedade civil: Paulo Roberto Birck; Suplente sociedade civil: Êthel Fleck Hack.

- publicidade -