Estudantes da Univates partem para realizar ações na Amazônia

970
Crédito: divulgação

Um grupo de estudantes da Universidade do Vale do Taquari (Univates) partiu no último sábado (12/10) para a Amazônia. Lá, irão participar das Operações de Assistência Hospitalar à População Ribeirinha (ASSHOP), promovidas pela Marinha do Brasil para atender à população carente da região.

Participarão das atividades dois estudantes do curso de Odontologia e seis do curso de Medicina, que serão acompanhados pelos professores Edisom Paula Brum e Andreas Rucks Varvaki Rados. As atividades na região Amazônica iniciaram no dia 14, quando os estudantes se juntaram aos profissionais da Marinha nos Navios de Assistência Hospitalar. Eles realizarão atendimentos até o dia 02 de novembro, quando retornarão para casa. 

Conforme o professor responsável pela parceria com a Marinha, Edisom Paula Brum, a Univates é a única instituição comunitária que participa da operação. “Somos a única instituição não pública a oferecer esse tipo de atividade. Lá os estudantes vão passar por um aprendizado de atendimento prático com profissionais capacitados de todas as áreas da saúde que atuam na Marinha. É extremamente válido poder oferecer uma atividade como essa, pois isso possibilita que, posteriormente, como profissionais eles tenham maior segurança e uma bagagem maior de experiência”, comenta.

Para o professor Andreas, dar aos estudantes a oportunidade de contato com uma outra realidade é essencial na vida acadêmica. “Muitas vezes o aluno se acostuma com a realidade que vivemos aqui. Podemos marcar consultas e exames de casa. Lá na região onde a operação vai ocorrer, as pessoas não têm o contato direto com o atendimento básico. A organização social é muito diferente, e isso vai fazer com que eles entendam esse processo de saúde e adoecimento de uma maneira mais prática e abrangente”, afirma.

Estudante da fase final do curso de Odontologia, Eduarda Renata Ariotti conta a expectativa e felicidade de participar das atividades. “O que me instigou a participar do projeto foi um sentimento de ajudar as pessoas que está naturalizado em mim. Poder estar presente será um momento único. Tenho certeza que será uma experiência grandiosa e de muito aprendizado para toda a equipe da ASSHOP Univates”. Já a estudante Luana Kremer, do curso de Medicina, enfatiza a importância da operação. “É uma operação de extrema importância. O próprio slogan faz alusão à ‘saúde onde houver vida’. E essa frase resume grande parte das expectativas que eu tenho em relação às operações”, afirma a estudante.

Saiba mais

Há mais de 20 anos, a Marinha do Brasil realiza, na região Amazônica, as operações de assistência médica, odontológica e de orientação sanitária, conhecida como ASSHOP. O atendimento ocorre em Navios de Assistência Hospitalar pertencentes e tripulados pelo pessoal da Marinha às populações ribeirinhas e indígenas da Amazônia que vivem em comunidades ainda carentes, e na sua grande maioria isoladas da assistência regular de saúde e saneamento básico.

Além dos atendimentos médico, odontológico, preventivo e corretivo, de vacinação e da realização de exames laboratoriais, as equipes da Marinha oferecem palestras sobre orientações para gestantes, hábitos de higiene corporal e bucal, hábitos alimentares e higiene doméstica, particularmente voltada à destinação dos dejetos caseiros visando à preservação do meio ambiente.

- publicidade -