O Ministério Público (MP) de Teutônia analisa denúncias sobre possíveis irregularidades na eleição do Conselho Tutelar, realizada em 06/10. De acordo com o MP, são de cinco a seis denúncias, algumas coletivas, de irregularidades no pleito. Porém, todas ainda estão sob análise e nenhuma teve decisão. O MP também não pode informar o mérito das denúncias, ou seja, os fatos e os denunciados.
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) também recebeu alguns recursos. Segundo a presidente Nilva Pacheco Wegner, tudo que foi analisado até o momento pelo conselho não apresenta nada que comprometa a eleição ou exija nova votação. Segundo ela, todos os recursos que podiam entrar já entraram, e a partir de agora não se pode mais encaminhar recursos ao Comdica.
Quanto às denúncias ao MP, ela destaca que não é da alçada do conselho. Reforçou que o Comdica e a comissão eleitoral contam com “pessoas íntegras e que têm uma responsabilidade grande, que têm que ter muito cuidado. Prezamos por não misturar [a eleição] com política, e por um trabalho claro, para que as pessoas pudessem mostrar o que queriam fazer para garantir os direitos das crianças e dos adolescentes”.
Segundo ela, o conselho atuou dentro de todas as exigências e de acordo com o Ministério Público. Aliás, o promotor de Justiça Jair João Franz e funcionários do MP acompanharam a apuração dos votos no dia do pleito.
Nilva diz ainda se sentir triste em ter que lidar com situações como estas, mas que o Conselho vai fazer o que estiver ao alcance para resolver da melhor forma. E caso o MP indique algo a partir das denúncias, as medidas cabíveis serão tomadas.