1º Longe Viver celebra o Dia Internacional do Idoso com diversas atrações, em Lajeado

628
Jovens e idosos do CRAS Espaço de Cidadania interagiram com o público / Crédito da foto: Divulgação

O Dia Internacional do Idoso foi comemorado nesta quarta-feira (23/10), na Praça da Matriz, em Lajeado. Pessoas de todas as idades prestigiaram o 1º Longe Viver, evento realizado pela prefeitura de Lajeado, por meio do Conselho Municipal do Idoso (CMI), em parcerias com as Secretarias de Saúde (Sesa), Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sthas), Meio Ambiente (Sema) e Cultura, Esporte e Lazer (Secel). Atividades físicas e apresentações musicais marcaram o evento, voltado especialmente para a terceira idade.

Em sua primeira edição, o Longe Viver foi realizado com o objetivo de comemorar a data com a população idosa e dar visibilidade às questões do envelhecimento e da longevidade humana. “A intenção do Longe Viver é justamente para pensarmos nas questões da longevidade humana. Lajeado tem um número grande de idosos e a gente se preocupa com a questão da qualidade de vida deles. Hoje, a maioria das pessoas saem para trabalhar e esses idosos acabam ficando sozinhos, e eles já não tem mais a mobilidade que tinham. Por isso, o evento é uma forma deles receberem carinho e de se sentirem amados e acolhidos”, disse a vice-presidente do CMI, Alana Tieli Pavi.

Ao longo da manhã, o coreto da Praça da Matriz recebeu diversas apresentações. O evento iniciou com alongamentos com a professora Jaqueline, do SESC Lajeado. Em seguida, o Coral do Projeto Conviver se apresentou com o professor Tiago Kreutz. O grupo de terceira idade Alegria e Amizade cantou várias músicas na companhia dos adolescentes atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do CRAS Espaço de Cidadania.

Ainda, os grupos de jovens e idosos do CRAS Espaço de Cidadania interagiram com o público, por meio de dinâmicas e vivências com o tema “Como é ser idoso por um dia”. A atividade foi preparada pelos grupos com o objetivo de mostrar como os idosos enfrentam dificuldades no dia a dia. Por fim, ocorreu a apresentação do grupo de danças alemãs “Dançando se Vive”.

Terezinha da Silva (77), aproveitou a manhã de sol para prestigiar o evento com o marido, Egon Weirich (60). “Achei o evento muito interessante, porque além da união entre as gerações, aqui é um espaço onde as pessoas podem conhecer mais sobre a terceira idade”, disse Terezinha.

Terezinha, que também é coordenadora do Projeto Conviver do bairro Moinhos, contou qual é o segredo da longevidade “O segredo é fazer muitos exercícios e muitas atividades, é o que eu faço”, concluiu.

Além das atrações, foram oferecidos diversos serviços pelas secretarias, como agendamento de Cadastro único, divulgação de projetos e orientações voltadas à terceira idade, além de testes rápidos de saúde.

- publicidade -