Reforma e ampliação da Prefeitura de Lajeado deve iniciar em janeiro

775
Créditos da foto: Reprodução

As obras de reforma e ampliação da Prefeitura de Lajeado devem iniciar no fim de janeiro de 2020. A licitação já foi concluída, faltando apenas a assinatura do contrato entre o município e a vencedora da licitação, a empresa Vincere Engenharia e Construções. Após a assinatura do contrato, as obras dependerão apenas da ordem de início dos trabalhos por parte da prefeitura. O valor para execução da reforma e ampliação ficou definido em R$ 1.325.693,93.

A reforma da prefeitura ocorrerá em duas etapas. A primeira delas já foi licitada e se destina a revitalizar a parte externa, trazendo novos elementos para a fachada e substituindo os brises existentes, já desgastados. Também ocorrerá a ampliação de 3º pavimento e construção de uma cobertura no largo da prefeitura.

A ampliação do 3º pavimento será de 305,72 metros quadrados e foi autorizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE), que analisou o projeto para verificar se a ampliação da prefeitura não comprometeria a visibilidade do prédio da Casa de Cultura, que fica na outra esquina e é tombado pelo instituto.

Já a cobertura que será construída no largo da prefeitura terá 83,62 metros quadrados. A rampa de acesso também será reconstruída, o que pode exigir que o acesso à prefeitura ocorra temporariamente pela garagem. O prazo para conclusão da obra será de seis meses, a partir da ordem de início dos serviços. Já a segunda etapa da reforma consiste na intervenção interna do prédio, que ainda não foi licitada.

Saiba mais

O Centro Administrativo do município de Lajeado, localizado na Rua Coronel Julio May, teve a sua construção iniciada no ano de 1982 e desde então nunca passou por uma reforma completa. Por anos esquecida, a sede sofreu apenas reparos pontuais e atualmente não condiz com a importância da instituição e a representatividade que tem para o município e região. A reforma do Centro Administrativo segue as diretrizes do projeto de revitalização do Centro Histórico, idealizado com a criação do Comitê Gestor de Revitalização do Centro Histórico em 2012 (Lei 8.903/2012).

- publicidade -