Nesta sexta-feira (10/01), o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Lajeado (COMDICA) realizará a cerimônia de diplomação e posse dos cinco novos Conselheiros Tutelares de Lajeado que atuarão na gestão 2020/2024. O evento, que é aberto à comunidade, acontecerá no Salão de Eventos da Prefeitura, a partir das 10h.
Após passarem por diversas etapas, como exame de conhecimentos, campanha eleitoral, eleições e capacitação junto ao Ministério Público sobre legislação e funções do conselheiro, foi homologado o resultado das eleições do processo seletivo para escolha dos novos Conselheiros Tutelares, conforme o Edital COMDICA nº 011, de 30 de outubro de 2019. A publicação no Diário Oficial pode ser conferida clicando aqui.
O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. Os Conselheiros Tutelares têm como função fiscalizar situações que possam oferecer risco, ameaça ou violação dos direitos da criança e do adolescente, além de realizar ações preventivas. A função de conselheiro é de dedicação exclusiva, 24 horas por dia, nos 7 dias da semana. Fora do horário de funcionamento da sede do Conselho Tutelar, há plantão dos Conselheiros Tutelares, conforme dispõe o Regimento Interno.
Quem são os novos Conselheiros Tutelares de Lajeado:
Ana Paula Wolff, 29 anos. Estudante de Serviço Social, atuou como estagiária no CREAS do município de Estrela.
Clebes Joal Saraiva da Silva, 44 anos. Atuou como voluntário e líder ministério infantil na Igreja Internacional da Graça.
Márcia Inês Blum, 59 anos. Atuou como conselheira tutelar no período de 2001 à 2007.
Maria Aparecida Domingues Leivas Müller, 62 anos. Conselheira tutelar reeleita.
Marino Luiz Barcé, 64 anos. Conselheiro tutelar reeleito.
Clebes Joal Saraiva da Silva Márcia Inês Blum Maria Aparecida Domingues Leivas Müller Marino Luiz Barcé Ana Paula Wolff