O programa Bike no Parque recebeu, nesta quarta-feira (19/02), sua maior melhoria desde que foi inaugurado em agosto de 2017. Agora, o bicicletário do Parque Princesa do Vale conta com seis novas unidades, doadas para a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel), mantenedora do programa, através de nova parceria com a iniciativa privada. São três bicicletas adultas, com assentos especiais para crianças, e três infantis. Hoje já são mais de 1,5 mil usuários cadastrados.
As bicicletas podem ser retiradas gratuitamente, por pessoas cadastradas no programa, para serem utilizadas especificamente na área de lazer e esporte do Parque e durante o horário de funcionamento do mesmo, das 5h30 às 23h30. As bicicletas são cedidas por 60 minutos para cada usuário, e dependendo da demanda momentânea, o período pode ser estendido.
Inicialmente, o programa contou com sete bicicletas (quatro adultas; três infantis e cadeirinhas de passeio para crianças), sendo que uma adulta foi roubada no primeiro ano de execução. Muito utilizadas, passaram a ter a necessidade de constante manutenção nos últimos meses. Surgiu então a ideia de renovação do quadro. As seis novas bicicletas – três adultas, três infantis – foram novamente doadas por quatro empresas apoiadoras, identificadas pelo logotipo, com a chancela do Grupo Riders de Estrela: Ideal Cred, Casa do Ciclista, Imobiliária Nova Era e Academia Supinus. As unidades que eram utilizadas até então serão reformadas e doadas ao Rotaract de Estrela, que fará o devido repasse.
Parceria
Idealizado pelo hoje presidente da Câmara de Vereadores de Estrela, João Braun, o programa é um sucesso na avaliação dele, como também do poder executivo e usuários. “Deu muito certo. As pessoas adoram ter a possibilidade de vir aqui para tomar um chimarrão e quem sabe, de repente, poder dar uma volta de bicicleta com seu filho, mesmo que não conte no momento com uma bicicleta própria. Ou mesmo vir manter a forma caminhando e então optar por pedalar”, diz. “Sendo que o gasto público para com o programa praticamente não existe, além do de executá-lo, pois tanto as bicicletas como a manutenção delas é bancada pelas empresas parceiras”. O secretário da Smel, Julio Saldanha Pereira, concorda. “O programa é uma ferramenta que amplia as já muitas possibilidades e potencialidades do local, que combinam com o interesse esportivo e de lazer de Estrela.”
Cadastro
Para utilizá-las, é necessário inicialmente realizar um pré-cadastro, através do preenchimento de uma ficha de inscrição. É possível solicitá-la através do e-mail [email protected] como também pela fanpage da Smel. Quem quiser pode fazê-lo pessoalmente na Smel (Rua Ernesto Alves, 597, Centro). “Nossa proposta agora será buscar uma maneira de facilitar ainda mais este cadastro, fazê-lo quem sabe através de um simples aplicativo. Se alguém tiver alguma ideia, nos procure. E dependendo do sucesso, e a possível doação de novas bicicletas, quem sabe ampliá-lo para além das fronteiras do Parque.” Mais informações pelo telefone 3981-1046.