Até o dia 1º de março, estão abertas as inscrições aos estudantes da Universidade do Vale do Taquari – Univates interessados em participar do Projeto Rondon. Em 2020, a operação “Portal do Sertão” será desenvolvida, entre os dias 16 de julho e 02 de agosto, no município de Serra Preta, no Estado da Bahia. O resultado do processo seletivo será divulgado, até o dia 09 de março, no site. O edital completo pode ser conferido neste endereço.
Podem participar alunos de todos os cursos de graduação regularmente matriculados na Univates e que tenham concluído pelo menos 50% do curso, desde que possam contribuir nas áreas temáticas do conjunto A: Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde. A iniciativa busca contribuir com o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes, ampliando o bem-estar da população. Além disso, objetiva acrescentar valores à formação do universitário como cidadão, integrando-o a ações que envolvam a realidade do país, e estimulá-lo na produção de outros projetos locais. As atividades são realizadas em regiões que necessitam de maior aporte de bens e serviços.
Entre as 16 instituições de todo o País presentes no Conjunto A, a proposta da Univates ficou em 3º lugar, com nota 9,6. Nela são contempladas atividades a serem realizadas pelos voluntários da Univates que busquem contribuir para a formação do universitário como cidadão, integrá-lo ao processo de desenvolvimento nacional e consolidar o sentido de responsabilidade social, entendendo as diferentes realidades do País. O projeto na Universidade é coordenado pelas professoras Magali Quevedo Grave, do curso de Fisioterapia, Silvane Fensterseifer Isse, do curso de Educação Física, e Fabiane Olegário, do curso de Pedagogia. Esta é a 11ª vez que a Univates participa do Projeto.
Esclarecimentos e informações adicionais sobre o Projeto Rondon podem ser obtidos pelo endereço eletrônico [email protected] ou pelo telefone (51) 3714-7013, ramal 5760.