Capacitação do Programa Lions Quest ocorre em Estrela

Além de professores estrelenses, participam representantes de Gramado e cinco cidades catarinenses

799
Formação Lions Quest / Crédito: Arquivo / Prefeitura de Estrela / Divulgação

Aprovado como lei municipal (nº 7.203) em junho de 2019, o Programa Lions Quest está prestes a implantar sua metodologia nas escolas municipais, onde funcionará como uma disciplina semanal da grade curricular determinada Projeto de Vida. Encerra-se nesta sexta-feira, no Estrela Palace Hotel, a capacitação com os professores – ou facilitadores como são particularmente designados – que irão executar o programa nas escolas para as turmas do 5º ao 9º ano. Além dos 16 estrelenses participam da formação representantes de Gramado e outros cinco municípios catarinenses (Balneário Camboriú, Joinville, Blumenau, Mafra, Três Barras) onde a metodologia também será implantada.

O Programa tem como proposta realizar aulas teóricas, práticas, ações e projetos junto às escolas do município tendo como meta desenvolver os chamados “Projeto de Vida” e que, de forma direta ou indireta, envolverão a família do jovem e a comunidade como um todo. Para tanto, a proposta objetiva a integração entre as partes através da promoção do desenvolvimento de jovens proporcionando apoio ao aprendizado social e emocional; a formação de caráter; além do compromisso com o serviço comunitário. Para o secretário de Educação de Estrela, Marcelo Mallmann, o Lions Quest é mais um avanço no processo de investir no aluno como um todo, incluindo sua formação como cidadão. “O Lions Quest vem a ser um reforço no projeto que tocamos desde 2013 na Smed junto aos alunos, que visa o desenvolvimento das competências socioemocionais. Vem complementar a adaptação e a preparação dos futuros cidadãos às diversas situações e desafios com que eles se confrontarão ao longo da vida, potencializando qualidades como empatia, resiliência, proatividade e outras ferramentas necessárias.”

A capacitação iniciada na quinta-feira pela manhã ocorre sob coordenação do professor e mestre em Psicologia Mackill Lima Vasconcelos, único instrutor sênior do Lions Quest no Brasil. A estrelense Lígia Beatriz Hoss, assessora do Lions Quest no Distrito Múltiplo LD (PR, SC e RS), também recebe capacitação para ser uma das três novas instrutoras brasileiras do programa. “Ele proporciona uma série de aprendizados e práticas que contribuem para o sucesso educacional e social dos jovens estudantes, e paralelamente, de familiares, em reflexo positivo à comunidade”, explica.

Saiba Mais

O programa da Fundação de Lions Clube Internacional (LCIF) é desenvolvido em mais de 50 países. No Brasil em algumas cidades. Estrela inaugurará o programa no Vale do Taquari. Com apoio do Lions Clube de Estrela e do governo local através da Secretaria Municipal de Educação (Smed), o Lions Quest será desenvolvido como uma disciplina semanal, inclusa na grade curricular, conforme a série do aluno e suas temáticas centrais: Habilidades para o Crescimento (5º ano); Habilidades para a Adolescência (do 6º ao 9º ano), que são as abrangidas pela rede municipal. Internacionalmente, o programa também trabalha o Habilidades para a Ação (Ensino Médio), ainda inédito no Brasil.

Serão 36 aulas anuais; uma por semana em cada uma das escolas municipais, com alunos entre o 5º e 9º ano, correspondentes aos grupos Habilidades para o Crescimento e Habilidades para a Adolescência. O Lions entra com a sua execução, a Smed com material didático e outros.

- publicidade -